Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Governo confirma Copa América no Brasil; Rio de Janeiro e estados do Centro-Oeste ‘abrigarão’ jogos

Presidente da República, Jair Bolsonaro, confirma sedes na Cidade Maravilhosa, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal e indica: 'Há um quinto que chegou atrasado'

Ministro citou torneios realizados para falar em coerência para que a Copa seja realizada no Brasil  (Foto: Divulgação)
Escrito por

Após mais de 24 horas de muito mistério e negociações, a Copa América começou a ser delineada. Em solenidade realizada no Ministério da Saúde realizada nesta terça-feira, o presidente Jair Bolsonaro oficializou a competição e já indicou que há quatro sedes: Rio de Janeiro, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.

- Escolhemos as sedes em comum acordo, obviamente, com os governadores. Agora, já tivemos quatro governadores: aqui de Brasília, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Goiás - disse Bolsonaro antes de continuar.


- E mais um agora, que chegou um pouco atrasado, também se prontificando a sediar a Copa América. Então, ao que tudo indica, prezado (Marcelo) Queiroga, seguindo os mesmos protocolos, o Brasil sediará a Copa América - completou.

No fim da tarde desta terça-feira, o ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos utilizou seu Twitter tanto para confirmar a realização da competição quanto para dizer quais as suas quatro cidades-sede. O ministro declarou:


"Confirmada a Copa América no Brasil. Venceu a coerência! O Brasil que sedia jogos da Libertadores, Sul-Americana, sem falar nos campeonatos estaduais e Brasileiro, não poderia virar as costas para um campeonato tradicional como este. As partidas serão em MT, RJ, DF e GO, sem público", detalhou.

LUTA PARA ESCOLHER SEDES

Ao optar por "herdar" a Copa América, a CBF inicialmente pensava em voltar suas atenções para estádios de grande porte ou construídos para a Copa do Mundo de 2014. Contudo, de acordo com o UOL, devido às sucessivas recusas no Nordeste e problemas em relação ao calendário.

O governador de São Paulo, João Doria, chegou a defender inicialmente a realização de partidas no estado. Entretanto, horas depois, voltou atrás.

"Comuniquei ao secretário-geral da CBF que SP não deverá sediar a Copa América. Após ampla consulta aos membros do Centro de Contingência concluímos que representaria uma má sinalização do arrefecimento no controle da transmissão do coronavírus. A prioridade é conter a pandemia".

O Governo Federal informou que foi consultado, por meio da CBF sobre a possibilidade de receber a Copa América após as desistências de Colômbia e Argentina, que iriam sediar a competição. Ambas as sedes têm aumento significativo de casos de Covid-19 e, no caso da Colômbia, ainda há uma crise social e política.

- Não tínhamos porque ter qualquer posição contrária - afirmou o presidente da República, Jair Bolsonaro, ressaltando que seu ministério foi unânime em relação ao acordo.

* Atualizada às 18h54