Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Conmebol define critérios para sorteio dos grupos da Copa América

Doze seleções disputarão a competição, que será realizada em cinco cidades do Brasil

Brasil será cabeça-de-chave no grupo A da Copa América (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)
Escrito por

No dia 24 de janeiro, às 20h30, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, a
 Conmebol sorteará os grupos da Copa América, que será realizada no Brasil em junho. Nesta edição, a competição terá 12 seleções. Além das dez da América do Sul, Japão e Qatar foram convidadas.

O ranking da Fifa do dia 20 de dezembro do ano passado serviu para a definição dos cabeças-de-chave e determinou a divisão das equipes nos quatro potes do sorteio. Pela classificação da entidade máxima do futebol, Brasil, Argentina e Uruguai são as principais seleções de cada grupo

Anfitrião, o Brasil estará no pote 1, na posição A1. Argentina e Uruguai serão sorteados para saber em qual grupo ficarão, mas sempre na posição 1 das chaves (B1 ou C1). Logo em seguida, serão sorteados os integrantes dos potes 2, 3 e 4.

Colômbia, Chile e Peru estão no pote 2; Venezuela, Paraguai e Japão integram o 3. Equador, Bolívia e Qatar completam o 4.

Apesar de estarem em potes diferentes, Japão e Qatar, por serem seleções convidadas, não poderão ficar no mesmo grupo.

Em 2019, a Copa América será disputada em cinco sedes: Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.