Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Brasil
escudo brasil
5
1
Federacion_Boliviana_de_Futbol-aspect-ratio-88-88
Bolívia

Com Neymar histórico, Brasil goleia a Bolívia pelas Eliminatórias na estreia de Diniz

Camisa 10 ultrapassa Pelé na artilharia da Seleção e ajuda na goleada em Belém

Seleção Brasileira goleou a Bolívia no Mangueirão, em Belém (PA), pelas Eliminatórias (Foto: Vitor Silva/CBF)
Escrito por

A Seleção Brasileira goleou a Bolívia por 5 a 1, nesta sexta-feira (8), em Belém (PA), no Mangueirão, e iniciou as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 com o pé direito. Os gols da vitória do Brasil foram marcados por Rodrygo (duas vezes), Raphinha e Neymar (duas vezes), que ultrapassou Pelé na artilharia histórica da Amarelinha. Os bolivianos descontaram com Ábrego.

+ Veja tabela e classificação do Brasileirão-2023 clicando aqui

Dessa forma, Fernando Diniz estreou na Seleção somando três pontos e assumindo a liderança das Eliminatórias. Já a Bolívia fica na penúltima posição da tabela.

+ Já pensou em ser um gestor de futebol? Participe da nossa Masterclass com Felipe Ximenes e descubra oportunidades

CINCO LANCES QUE MARCARAM O DUELO

> PÔ, NEY! O camisa 10 da Seleção teve uma oportunidade de ouro em cobrança de pênalti sofrido por Rodrygo, mas bateu de uma forma displicente e perdeu a chance de abrir o placar.

> RODRYGOL! Se Neymar não fez, Rodrygo aproveitou a chance que teve ainda no primeiro tempo. O inspirado goleiro Viscarra deu rebote em chute de Raphinha e o atacante do Real Madrid usou o recurso do carrinho para completar para o gol abrindo o placar.

> QUASE GOL DE PLACA! Neymar estava disposto a ultrapassar Pelé de forma gloriosa. Em jogada individual, o camisa 10 driblou mais da metade da equipe boliviana, mas na hora da finalização, parou no goleiro Viscarra. Seria um golaço ao estilo "Menino Ney".

> ABRIU A PORTEIRA! Na volta do intervalo, o Brasil conseguiu desbloquear os gols e já fez 2 a 0 com Raphinha. Não demorou muito e foi a vez de Rodrygo ampliar para 3 a 0.

> NEYMAR HISTÓRICO! Ele vinha tentando e conseguiu. Após grande jogada coletiva, a bola chegou para Rodrygo dentro da área, que ajeitou para Ney marcar o gol e ultrapassar Pelé na artilharia história da Seleção Brasileira, segundo os critérios da Fifa.

Brasil goleou a Bolívia com grandes atuações individuais (Photo by CARL DE SOUZA / AFP)

PRIMEIRO TEMPO

A Seleção Brasileira cumpriu o protocolo de um time favorito contra a Bolívia: teve posse de bola, impôs seu jogo e pressionou. No entanto, apesar desse "checklist", fez apenas um gol com Rodrygo aproveitando rebote de Viscarra. Foi pouco, já que Neymar perdeu pênalti e ficou muito perto de marcar um golaço. Ainda assim, é preciso destacar que em alguns momentos, apesar do domínio das ações, a equipe mostrou lentidão na troca de passes e na retomada da posse, quando acelerou o jogo, melhorou. A verdade é que o Brasil podia muito mais no primeiro tempo.

SEGUNDO TEMPO

Não demorou muito para a Seleção Brasileira compensar a falta de gols na primeira etapa. Logo no primeiro minuto, Raphinha aproveitou passe de Neymar para ampliar o placar para 2 a 0. Pouco depois, Rodrygo fez seu segundo gol na partida e o terceiro da Amarelinha, que ainda teve uma demora enorme do VAR para ser confirmado. Mas faltava o dele, o de Ney, para bater o recorde de Pelé. Foi do camisa 10 o quarto e o quinto gols do Brasil, que ainda foi vazado com um belo tento de Ábrego.

O QUE VEM POR AÍ

Com o resultado, o Brasil assume a liderança das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. A Seleção empata em pontos com Uruguai, Argentina e Colômbia, mas leva vantagem no saldo de gols. Agora, o próximo compromisso da Amarelinha é na terça-feira (12), diante do Peru, em Lima, às 23h (de Brasília). No mesmo dia, às 17h, a Bolívia recebe a Argentina, na altitude de La Paz.

FICHA TÉCNICA
BRASIL 5 x 1 BOLÍVIA
Local:
Mangueirão, em Belém (PA)
Data e hora: 8/9/2023, às 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Juan Gabriel Benítez (PAR)
Assistentes: Eduardo Cardozo (PAR) e Milciades Saldivar (PAR)
VAR: Carlos Benítez (PAR)
Público e renda: 48.183 pagantes/R$ 10.887.550,00
Cartões amarelos: Neymar (BRA) Ursino e Marcelo Moreno (BOL)
Cartões vermelhos: -
Gols: Rodrygo, 24'/1ºT (1-0), Raphinha, 1'/2ºT (2-0), Rodrygo, 7'/2º (3-0), Neymar,15'/2ºT (4-0), Ábrego, 32'/2ºT (4-1), Neymar, 48'/2ºT (5-1)

BRASIL: Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães (Ibañez, 38'/2ºT) e Renan Lodi (Caio Henrique, 25'/2ºT); Casemiro, Bruno Guimarães (Joelinton, 25'/2ºT) e Neymar; Raphinha, Rodrygo (Gabriel Jesus, 43'/2ºT) e Richarlison (Matheus Cunha, 25'/2ºT). Técnico: Fernando Diniz.

BOLÍVIA: Viscarra; Quinteros, Jusino e Suárez; Medina, Villamil, Bejarano (Hector Cuellar - intervalo), Cespedes (Ursino, 12'/2ºT) e Roberto Fernandez (Carlos Roca, 12'/2ºT); Arrascaita (Jaume Cuéllar, 30'/2ºT) e Marcelo Moreno (Ábrego, 25'/2ºT). Técnico: Gustavo Costas.