Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Brasil
escudo default
2
0
escudo default
Sérvia

Com direito a golaço de Richarlison, Brasil bate a Sérvia em estreia na Copa do Mundo do Qatar

'Pombo' marcou duas vezes no triunfo da Seleção Brasileira, que lidera o Grupo G

Richarlison marcou os dois gols da vitória do Brasil sobre a Sérvia (Foto: EFE/ Juan Ignacio Roncoroni)
Escrito por

A Seleção Brasileira bateu a Sérvia por 2 a 0, nesta quinta-feira, no Lusail Stadium, e estreou com vitória na Copa do Mundo do Qatar. O triunfo contou com dois gols de Richarlison, sendo um deles o mais bonito do Mundial até aqui. O ponto negativo foi a saída de Neymar, flagrado chorando de dor no tornozelo direito no banco de reservas. O time de Tite é líder do Grupo G da competição com três pontos e dois tentos de saldo.


> AO VIVO: acompanhe em tempo real os passos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo

Marcação sérvia é dura e Brasil sofre para desenvolver ataque

Logo nos primeiros minutos, o time da Sérvia mostrou que não aliviaria e deu algumas "chegadas" nos brasileiros. Thiago Silva e Neymar foram vítimas da "caixa de ferramentas" dos europeus. A marcação foi muito forte e havia a necessidade de encontrar brechas como Casemiro (que arriscou chute de longe) e Thiago Silva acharam, mas Neymar e Vini Jr. não converteram em gols após boas enfiadas de bola.

Brasil tenta acelerar jogadas; Sérvia aproveita vacilos

Com a amostra que teve até os 30 minutos, os jogadores de ataque do Brasil passaram a buscar associações rápidas com os companheiros. Foi assim que Raphinha e Paquetá tabelaram até que o atacante teve boa chance, mas finalizou fraco, "atrasando" para Milinkovic. A Sérvia pouco chegava, mas aproveitava erros de passe da Seleção no campo de defesa. Por fim, Vini Jr. teve boa oportunidade, porém não conseguiu concluir para o gol.

Brasil volta melhor, Sérvia cansa, e Richarlison abre o placar

Na volta do intervalo, a Sérvia já parecia sentir o cansaço, enquanto o Brasil buscava empurrar o adversário para seu campo. Em um desses lances, Raphinha roubou a bola, ficou cara a cara com o goleiro, mas novamente finalizou mal e perdeu o gol, que amadureceu com um chute na trave de Alex Sandro, arriscando de fora da área.

Até que Neymar partiu para uma jogada individual, mas perdeu o equilíbrio na hora de concluir o lance e Vini Jr. aproveitou para bater chapado para o gol, Milinkovic rebateu e Richarlison aproveitou o rebote para balançar a rede e abrir finalmente o placar.

Sérvia assusta em escanteios; Brasil sacramenta vitória com golaço de Richarlison

Após alguns vacilos da defesa brasileira, a Sérvia ameaçou crescer na partida e assustou em escanteios que foram sufoco para a torcida. Em um contra-ataque para "matar" o jogo, Neymar prendeu demais a bola e errou no toque para Vini Jr., que conseguiu recuperar, mas errou na finalização. O camisa 10 sentiu o tornozelo no lance e acabou deixando o campo alguns minutos depois. Imagens da TV Globo mostraram o atacante chorando.

Tornozelo de Neymar após a vitória do Brasil (Foto: GIUSEPPE CACACE / AFP)


Nesse meio tempo, o gol mais bonito da Copa do Mundo até aqui. Vini Jr. pegou a bola pela esquerda e cruzou de três dedos para Richarlison, que ajeitou a bola e emendou um voleio para marcar um golaço, sem chances para Milinkovic: 2 a 0 Brasil. A Seleção ainda teve chances com Casemiro (no travessão), Fred e Rodrygo, mas sem sucesso.

E agora?

Com a vitória, o Brasil soma três pontos na liderança do Grupo G e fica à frente da Suíça pelo saldo de gols (2 a 1). Na próxima rodada, a Seleção enfrenta os suíços, na segunda-feira (28), às 13h (de Brasília), no Estádio 974. A Sérvia, por sua vez, está na lanterna da chave e pega Camarões, também na segunda, no duelo dos "zerados".

FICHA TÉCNICA
BRASIL 2 x 0 SÉRVIA

Local:
Lusail Stadium, em Doha (QAT)
Data-Hora: 24/11/2022 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Alireza Faghani (IRA)
Assistentes: Mohammadreza Mansouri (IRA) e Mohammadreza Abolfazli (IRA)
​VAR: Abdulla Al-Marri (QAT)
Público: 88.013 torcedores
Cartões amarelos: Lukic, Gudelj e Pavlovic (SER)
Cartões vermelhos: -
Gols: Richarlison (16'/2ºT) (1-0), Richarlison (27'/2ºT) (2-0)

BRASIL: Alisson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Lucas Paquetá (Fred, aos 30'/2ºT) e Neymar (Antony, aos 34'/2ºT); Raphinha (Martinelli, aos 41'/2ºT), Vini Jr. (Rodrygo, aos 30'/2ºT) e Richarlison (Gabriel Jesus, 33'/2ºT). Técnico: Tite.

SÉRVIA: Vanja Milinkovic-Savic; Milenkovic, Veljkovic e Pavlovic; Zivkovic (Radonjic, aos 11'/2ºT), Gudelj (Ilic, aos 11'/2ºT), Lukic (Lazovic, aos 20'/2ºT) e Mladenovic (Vlahovic, aos 20'/2ºT); Sergej Milinkovic-Savic, Tadic e Mitrovic (Maksimovic, aos 38'/2ºT). Técnico: Dragan Stojković.