Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Brasil
escudo default
1
0
escudo default
Venezuela

Brasil joga para o gasto e bate Venezuela com gol de Firmino

Seleção apresenta futebol previsível, mas, graças ao gol do camisa 20, consegue o triunfo sobre a Vinotinto e segue 100% nas Eliminatórias 

(Foto: AFP)
Escrito por

A Seleção Brasileira penou para furar o forte bloqueio da Venezuela e, por um triz, não viu sua postura de jogo previsível custar caro no Morumbi. Mas, graças a um gol de Roberto Firmino após jogada que começou em cruzamento de Everton Ribeiro, a equipe de Tite espantou a maldição da "Sexta-feira 13" e assegurou uma vitória por 1 a 0 nesta noite, se mantendo na liderança das Eliminatórias.

VEJA A TABELA DAS ELIMINATÓRIAS

Com o resultado, o Brasil chegou a nove pontos, enquanto os venezuelanos, que ainda não pontuaram se mantiveram na penúltima colocação. Na próxima terça-feira, a equipe comandada por Tite vai até o Estádio Centenário, onde enfrenta o Uruguai, às 20h. No mesmo dia, a Vinotinto recebe o Chile, ás 17h, no Estádio Olimpico de La UCV.

GOL ANULADO E MUITA SONOLÊNCIA

O marasmo se sobressaiu no primeiro tempo da Seleção Brasileira. Por mais que dominassem as ações no Morumbi, os comandados de Tite tinham dificuldade para serem incisivos e esbarravam no forte bloqueio imposto pela Venezuela. Por mais que Everton Ribeiro (designado para ser o camisa 10) tenha tomado a iniciativa de buscar movimentação de jogo, os erros de passe dos volantes e as poucas variações proporcionadas pelo setor ofensivo atrapalhavam o Brasil.

Neste panorama, as boas chances da etapa inicial vieram em lampejos, especialmente com Renan Lodi. O camisa 6 recebeu lançamento de Marquinhos e sua tentativa de cruzamento se transformou em finalização salva no susto por Fariñez. Após Roberto Firmino furar na pequena área, Richarlison encheu o pé e balançou a rede. No entanto, o gol foi anulado por impedimento do lateral-esquerdo.  

GRITO DE GOL DE NOVO PRESO NA GARGANTA

Em meio à atuação previsível, a nova tentativa de furar o bloqueio adversário começou dos pés de Lodi. Depois do seu cruzamento da esquerda, Gabriel Jesus serviu Richarlison. O "Pombo", diante do gol vazio, mandou pelo lado de fora da rede. Firmino ainda exigiu Fariñez em conclusão de fora da área.

A bola alçada voltou a ser uma alternativa brasileira na reta final. Everton Ribeiro lançou e, após Roberto Firmino escorar, a dividida entre Richarlison e Osorio abriu caminho para Douglas Luiz ficar livre. O camisa 18 dividiu com Fariñez e, no rebote, marcou, mas o gol foi anulado por falta do "Pombo". A Venezuela, retraída em boa parte do primeiro tempo, viu sua única chance surgir dos pés de Soteldo. O camisa 10 passou como quis por Danilo e cruzou, mas a bola foi salva por Marquinhos. 

RETORNO COM MUDANÇA E VAR

Tite promoveu na volta do intervalo a entrada de Lucas Paquetá no lugar de Douglas Luiz. Além disto, fez com que Richarlison atuasse mais aberto pela esquerda e Gabriel Jesus atuasse mais por dentro. Contudo, o Brasil continuava a recorrer a jogadas de bola aérea. Paquetá cruzou para a área e Richarlison tentou cabeçada, mas não foi efetivo. No lance, o árbitro Juan Benítez foi ao VAR avaliar um suposto pênalti, mas preferiu seguir o jogo.

BASTOU FAZER JOGADA COM CABEÇA FRIA...

Bastou rodar um pouco mais a bola para o Brasil encontrar o gol esperado. Lucas Paquetá deu passe rasteiro e encontrou Everton Ribeiro livre na direita. O camisa 10 cruzou, Renan Lodi dividiu com o zagueiro e a bola sobrou no meio da área para Roberto Firmino estufar a rede aos 21 minutos. A vantagem deu mais espaço para a Seleção arriscar mais as jogadas, especialmente após as entradas de Everton "Cebolinha" e Pedro. O atacante arriscou uma bicicleta, mas furou na área. Em seguida, fez o pivô para Roberto Firmino, que concluiu para fora.

SUFOCO NA RETA FINAL

Os acréscimos foram marcados por contornos dramáticos para a Seleção Brasileira. Uma hesitação da zaga abriu caminho para Savarino avançar, mas Ederson se antecipou para evitar. Em seguida, Otero causou calafrios em cobrança de falta. Aos poucos, o Brasil se impôs e assegurou a vitória.

BRASIL 1x0 VENEZUELA
Local: Estádio do Morumbi, São Paulo (SP)
Data/Hora: 13-11-2020 - 21h30
Árbitro: Juan Benítez (PAR) - Nota L!: 4,0 - Embora tenha acertado nas anulações dos gols e ao não marcar pênalti sobre Richarlison, enrolou-se com o número de alterações da Venezuela.
Assistentes: Eduardo Cardozo e Milciades Saldivar (PAR)
VAR: Eber Aquino (PAR)
Gol: Roberto Firmino, 21/2T (1-0)
Cartões amarelos: Douglas Luiz (BRA), Casseres, Rincón, Machís (VEN)

BRASIL: Ederson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Renan Lodi (Alex Telles, 50/2T); Allan, Douglas Luiz (Lucas Paquetá, intervalo) e Everton Ribeiro; Gabriel Jesus (Everton, 31/2T), Roberto Firmino e Richarlison (Pedro, 31/2T). Técnico: Tite

VENEZUELA: Faríñez; Feltscher (Mago, 17/1T), Osorio, Ángel e Rosales (González, 19/2T); Moreno, Rincón, Cásseres e Soteldo; Machís (Savarino, 33/2T) e Rondón. Técnico: José Peseiro.