Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Brasil está entre seleções da Copa com jogadores mais sobrecarregados, diz Fifpro

Relatório alerta sobre o número excessivo de partidas disputadas por Vini Jr e Mbappé

Relatório destacou que Vini Jr teve descanso insuficiente (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
Escrito por

A Seleção Brasileira, a de Portugal e a do México são as que chegam à Copa do Mundo no Qatar mais sobrecarregadas, de acordo com um relatório da Fifpro que alerta sobre o número excessivo de partidas disputadas por jogadores como Vini Jr e Kylian Mbappé.

O sindicato mundial de jogadores de futebol divulgou nesta terça-feira o relatório intitulado "Copa do Mundo 2022: Trajeto da carga de trabalho do jogador", produzido em cooperação com a empresa de análise de dados "Football Benchmark".

+ Mano Menezes será o substituto de Tite na Seleção, diz Caio Ribeiro

O trabalho avalia a carga acumulada pelos atletas no período de 12 de julho de 2021 a 24 de outubro de 2022 e compara o calendário de partidas com o de Copas anteriores. Ele aborda a "sobrecarga extrema enfrentada por alguns jogadores, especialmente aqueles que defendem clubes de Europa e América".

+ Everton Ribeiro valoriza o Flamengo por Seleção Brasileira e admite: 'Ano mais importante da minha carreira'

O relatório também adverte que o tempo médio de preparação e recuperação para muitos será de sete a oito dias, cerca de quatro vezes inferior ao habitual, e considera isso "passível de aumentar o risco de lesões musculares e estresse mental".

Com base na combinação do número de minutos jogados desde o início da temporada 2021-2022 pelos jogadores de cada escalão, Portugal é a seleção mais sobrecarregada entre as 32 que disputarão a Copa, seguida pelas de Brasil e México.

Brasil e Portugal enfrentaram uma carga de trabalho combinada de mais de 30 mil minutos desde agosto, mais de 50% acima do registrado por outras seleções, e a seleção portuguesa jogou uma média de 5,2 mil minutos, o equivalente a 58 jogos completos.

VINÍCIUS JR É UM DOS QUE MAIS JOGARAM

Em relação a jogadores, o relatório aponta que o atacante Vini Jr, do Real Madrid, esteve em campo em 72% dos minutos jogados pela equipe desde o início da temporada passada do futebol europeu, com um descanso geral insuficiente. Sua mais longa série de jogos consecutivos sem ser substituído foi 13.

O senegalês Sadio Mané, que chega lesionado à Copa, disputou 93 partidas no período analisado, um dos números mais altos entre os convocados para o torneio no Qatar. Já o francês Kylian Mbappé disputou 11 partidas inteiras consecutivas, e o inglês Harry Kane jogou 18 seguidas sem sair de campo.

O relatório afirma que são consideradas partidas consecutivas quando há menos de cinco dias de recuperação entre elas, o que torna os jogadores mais suscetíveis a lesões musculares.

No total de minutos jogados entre julho de 2021 e outubro de 2022, o holandês Virgil van Dijk (Liverpool) lidera o ranking, com 7.597, seguido pelo português João Cancelo (Manchester City) com 7.347, o senegalês Sadio Mané (Liverpool/Bayern Munique) com 7.266, o alemão Antonio Rüdiger (Chelsea/Real Madrid), com 7.211, e o inglês Harry Kane (Tottenham), com 7.201.