Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Gabriel Jesus brilha, e Seleção vence o Equador na estreia de Tite por 3 a 0

Atacante sofre pênalti e marca duas vezes na vitória do Brasil na altitude de Quito. Equipe canarinho pula para o quarto lugar nas Eliminatórias, mas pode cair nesta quinta-feira

(Foto: AFP PHOTO)
Escrito por

Uma nova era começou para a Seleção com alguns novos personagens, um jovem protagonista e uma vitória importantíssima. Na estreia de Tite no comando da equipe, Neymar marcou de pênalti, mas foi Gabriel Jesus quem brilhou. Com dois lindos gols e atuação decisiva, o garoto de 19 anos - que também estreou no time principal - ajudou a garantir o triunfo do Brasil sobre Equador por 3 a 0, em Quito.

Não só os heróis foram os mesmos da Olimpíada. O futebol apresentado pela Seleção lembrou mais o da campanha do ouro de semanas atrás do que o que estava sendo apresentado até então nas Eliminatórias, sob o comando de Dunga. Vindo de dois empates na competição, com Uruguai e Paraguai, o time canarinho se recuperou e pulou para o quarto lugar. No entanto, pode voltar à sexta posição já nesta quinta, quando Argentina, Chile e Paraguai irão a campo.

Tite mostrou não só a estrela que todos já conhecem, mas também a organização tática habitual de suas equipes. No 4-1-4-1, o Brasil segurou bem o time da casa no primeiro tempo e aproveitou os espaços proporcionados para matar o jogo na etapa final. Curiosamente, o Equador pareceu sentir mais o cansaço pela altitude de 2,8 mil metros de Quito do que o Brasil e se espaçou... Fatal para os contra-ataques de Neymar, Jesus e companhia.

A partida era equilibrada, com o volante Casemiro e os zagueiros Miranda e Marquinhos sendo os destaques do Brasil. Mas o atacante palmeirense, até então mal na partida, roubou o protagonismo para si a partir dos 20 minutos da etapa final. Antes de marcar duas vezes, ele sofreu o pênalti que originou o primeiro gol. Neymar converteu a cobrança e acabou com um jejum de quase um ano sem marcar pela Seleção principal - o último tento havia sido em 8 de setembro.

De quebra, um outro tabu foi encerrado. O Brasil não vencia no Equador desde a Copa América de 1983.

Na próxima terça-feira, Tite fará nova estreia pela Seleção, desta vez em solo brasileiro. Em Manaus, a equipe encara a líder Colômbia.

FICHA TÉCNICA
EQUADOR 0 X 3 BRASIL

Data: 1/9/2016
Local: Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito (EQU).
Árbitro: Enrique Cáceres Villafañe (PAR).
Auxiliares: Eduardo Cardoso Escobar (PAR) e Milciades Saldivar Franco (PAR).
​Cartões amarelos: Montero, Bolaños, Paredes e Domínguez (EQU) e Paulinho (BRA).
Cartão vermelho: Paredes (30'/2ºT)
Gols: Neymar, 26'/2ºT (0-1); Gabriel Jesus, 41'/2ºT (2-0) e 47'/2ºT (3-0).
Público e renda: 34.887 pagantes./ US$ 1.401.100 (R$ 4.560.581,02).

EQUADOR: Domínguez, Paredes, Mina, Achilier e Ayovi; Gruezo (Gaibor, 36'/2ºT), Noboa, Montero (Arroyo, 28'2ºT) e Valencia; Caicedo (Ibarra, 21'/2ºT) e Bolaños. Técnico: Gustavo Quinteros.

BRASIL: Alisson, Daniel Alves, Miranda, Marquinhos e Marcelo; Casemiro, William (Phillipe Coutinho,14'/2ºT) , Paulinho, Renato Augusto e Neymar; Gabriel Jesus. Técnico: Tite.