Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Barcelona confirma Neymar na Olimpíada e fora da Copa América

Em nota oficial, clube catalão anuncia acordo feito com a CBF

Neymar não vai poder disputar as duas competições pela Seleção (Foto: Lluis Gene / AFP)
Escrito por

O Barcelona anunciou nesta quarta-feira, depois da vitória por 8 a 0 sobre o La Coruña, que entrou em um acordo com a CBF para liberar Neymar para a disputa dos Jogos Olímpicos Rio-2016. Por outro lado, a CBF concordou em não convocar o craque para a disputa da Copa América Centenário, nos Estados Unidos.

"O Barcelona agradece à Confederação Brasileira de Futebol e a seu presidente, Marco Polo Del Nero, por ter aceitado a proposta que fez chegar ao clube para que o jogador Neymar tenha só que disputar os Jogos Olímpicos", escreveu o clube catalão.

Semana passada, no sorteio dos grupos do torneio de futebol da Rio-2016, o técnico Dunga e o coordenador de seleções da CBF, Gilmar Rinaldi, haviam dito que deixariam para tomar a decisão os mais próximo possível das competições. A convocação da Seleção para a Copa América está marcada para 5 de maio, portanto, em aproximadamente duas semanas.

A CBF chegou a oferecer, segundo Gilmar, os profissionais da Seleção para poder propiciar uma preparação devida ao jogador no período em que ele deveria estar de férias e, depois, fazer a pré-temporada.

Mas, do ponto de vista político, a opção pela presença de Neymar nos Jogos Olímpicos se dá pela oportunidade que a CBF vê de melhora a imagem da Seleção com uma eventual conquista do ouro olímpico. 

Após a divulgação da nota do Barça, a CBF também, pelo mesmo mecanismo, ratificou o acordo, dizendo que "compreendeu as alegações de seu clube para a não-liberação". A entidade ressaltou que "agradece o esforço do jogador em ter pretendido disputar as duas competições".