Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Antes concorrente, dupla Jesus-Firmino dá sinais de protagonismo

Destaques na semifinal contra a Argentina, Gabriel Jesus e Roberto Firmino passam a virar trunfo de Tite para a final da Copa América - e restante do ciclo Qatar-2022

Roberto e Firmino contra a Argentina: um gol e uma assistência para cada um (Foto: Mauro Pimentel / AFP)
Escrito por

Na Copa do Mundo de 2018, o assunto sobre a referência ofensiva tomou conta de boa parte dos noticiários: Gabriel Jesus ou Roberto Firmino? O primeiro foi titular em todos os jogos e, com a eliminação e nenhuma bola na rede do camisa 9, Tite ouviu críticas pesadas. Hoje, os dois atuam juntos.

Para isso, Jesus teve que remar com afinco para voltar a ter uma oportunidade entre os 11. Inclusive, o atacante do Manchester City ficou de fora da primeira convocação da Seleção após a eliminação no Mundial da Rússia. E a volta por cima ocorreu graças a Roberto Firmino, antes o seu principal concorrente.

Dupla brigou pelo título da Premier League 2018/2019 até a última rodada. Jesus levou (Foto: Nelson ALMEIDA / AFP)

Gabriel Jesus e Roberto Firmino atuaram juntos em 22 oportunidades pela Seleção, mas só se consolidaram iniciando uma partida a partir da goleada sobre o Peru nesta Copa América, na última rodada da fase de grupos.

Jesus tem atuado aberto pelas pontas, como nos tempos de Palmeiras, enquanto Firmino tem feito o papel de centroavante mais móvel, convergindo às suas características vistas no Liverpool. No jogo mais importante até aqui, contra a Argentina, pela semifinal, marcaram e trocaram assistências. 

Ou seja, o protagonismo da dupla destaque no Inglês, com dedo - e uma pitada de insistência - de Tite, enfim brotou e mostrou que pode dar frutos para a conquista do 9º título da Copa América. A esperança no Qatar-2022 agradece. 

FALA, GABRIEL JESUS

- Não somos só eu e o Firmino. Tem o Coutinho, o Everton, o Willian, que entrou... O Arthur, o Casemiro, o Dani, o Thiago, o Marquinhos, o Miranda... Tem que enaltecer a equipe inteira, não só os autores dos gols. Se você pegar a primeira jogada, o Coutinho dá uma caneta, o Dani dá um chapéu. A magia brasileira está viva. Então temos que dar muito mérito à equipe.

FALA, ROBERTO FIRMINO

- Fizemos um grande jogo. Mas não fomos só nós dois que decidimos o jogo. O grupo todo está de parabéns pela partida que fez, pelo empenho... Estou aqui para ajudar da melhor maneira possível.