Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

São Paulo adota rodízio de capitães; veja quem já usou a braçadeira na temporada

Miranda e Rafinha foram os jogadores que mais usaram a faixa nessa temporada. Outros seis atletas já foram capitães em 2022

Rafinha foi um dos capitães do São Paulo na temporada (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)
Escrito por

O São Paulo vem adotando uma espécio de rodízio de capitães nessa temporada. Até o momento, oito jogadores já usaram a braçadeira sob o comando de Rogério Ceni em 2022: Reinaldo, Miranda, Calleri, Eder, Arboleda, Rafinha, Volpi e Igor Gomes.

GALERIA
> De manto novo! Veja as novas camisas dos clubes brasileiros pós-pandemia

TABELA 
Veja a classificação da Copa Sul-Americana!

Dessa relação, quem mais utilizou a braçadeira foi Miranda. O experiente zagueiro de 37 anos foi capitão em oito jogos do São Paulo na temporada: Ituano, Red Bull Bragantino, Água Santa, Mirassol, Botafogo-SP, Santos, Ayacucho-PER e Juventude. Um dado curioso, já que o defensor vem sendo utilizado em uma equipe mais alternativa. 

Em seguida, está o lateral-direito Rafinha, capitão em seis jogos do São Paulo: Campinense, Manaus, Corinthians, Palmeiras, Inter de Limeira e Flamengo. Experiente, o jogador foi contratado justamente para ser uma liderança da equipe, auxiliando no dia a dia com os jogadores mais jovens. 

Completam a lista Eder, que usou a braçadeira três vezes (Ponte Preta, Palmeiras e São Bernardo), Calleri (Santo André e Athletico-PR) e Arboleda (as duas partidas diante do Red Bull Bragantino), que foram capitães duas vezes e Volpi (Corinthians), Reinaldo (Guarani) e Igor Gomes (Everton), com um jogo cada. 

VEJA A LISTA DOS CAPITÃES DO SÃO PAULO NA TEMPORADA
Miranda - oito jogos (Ituano, Red Bull Bragantino, Água Santa, Mirassol, Botafogo-SP, Santos, Ayacucho-PER e Juventude)
Rafinha - seis jogos (Campinense, Manaus, Corinthians, Palmeiras, Inter de Limeira e Flamengo)
Eder - três jogos (Ponte Preta, Palmeiras e São Bernardo)
Arboleda - dois jogos (dois contra o Red Bull Bragantino)
Calleri - dois jogos (Santo André e Athletico-PR)
Reinaldo - um jogo (Guarani)
Volpi - um jogo (Corinthians)
Igor Gomes - um jogo (Everton-CHI)