Soberanos do MorumBIS

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Organizadas do São Paulo ficarão em mesmo setor das rivais do Palmeiras e prometem pagar prejuízos no Allianz Parque

PM vê decisão como prudente para evitar circulação de tricolores em Rua Palestra Itália

São-paulinos na arena do Palmeiras em 2016, antes da implantação da torcida única (Foto: Reprodução)
Escrito por

A Polícia Militar determinou em reunião conjunta entre autoridades e as torcidas organizadas de São Paulo e Palmeiras que as facções do time tricolor ficarão no mesmo setor ocupado habitualmente pelas rivais alviverdes, o chamado 'gol norte', no duelo entre o clube do Morumbi e o Água Santa, às 20h (de Brasília) de segunda-feira (13), pelas quartas de final do Campeonato Paulista, no Allianz Parque.

Segundo Henrique Gomes de Lima, o Baby, presidente da Independente, principal organizada são-paulina, as facções tricolores se comprometeram ainda a pagar do próprio bolso eventuais prejuízos causados por atos de vandalismo no setor . No restante do estádio, exceto o espaço de visitantes, os danos serão custeados pelo próprio São Paulo.


+ São Paulo e Adidas fazem ensaio fotográfico para divulgar nova camisa; veja as imagens

Havia a expectativa de que a Mancha Verde, principal organizada do Palmeiras, oferecesse resistência à presença de Independente, Dragões da Real, Falange Tricolor e Os Implacáveis no espaço geralmente ocupado por ela.

Isso porque as quatro organizadas são-paulinas pediram textualmente à diretoria do clube que as rivais alviverdes não ocupassem a 'arquibancada laranja' do Morumbi, onde ficam, no jogo entre Palmeiras e Santos, há cerca de um mês, disputado no Morumbi.

O LANCE! apurou com fontes da PM que a manutenção das organizadas são-paulinas no mesmo setor que as rivais alviverdes atendem algumas demandas. A principal delas é impedir a movimentação de integrantes da Independente na Rua Palestra Itália, principal foco de preocupação de conflitos para o jogo de segunda.

O 'gol norte' tem acesso pela Avenida Francisco Matarazzo. A Independente sairá do Terminal Barra Funda e seguirá a pé para o local pela via.

A ideia é que torcedores trajando vestimentas da uniformizada sejam barrados de entrar na Rua Palestra Itália se não estiverem com ingressos nos setores cujo acessos é feito por aquela via.

>´Ceni goleiro e Muricy técnico: 28 anos depois, São Paulo volta como mandante em estádio do rival Palmeiras

O L! revelou parte do plano elaborado pela corporação para o entorno do Allianz Parque. Por conta própria, o Palmeiras já havia avisado o São Paulo que isolaria as entradas do clube social e de suas lojas oficiais na Rua Palestra Itália. Algo que o Tricolor já havia feito nas entradas do portão principal do Morumbi quando o Verdão utilizou o estádio, em fevereiro.

No restante, além de medidas habituais tomadas em jogos do Palmeiras, como o fechamento de acesso para quem não tem ingresso na Rua Palestra Itália, a PM vai dar atenção especial na esquina com a Rua Caraíbas, que será totalmente bloqueada para circulação.

O motivo é claro: é nesta via que estão as sedes das torcidas organizadas palmeirenses e a maioria de restaurantes e bares temáticos para torcedores.

Tapumes serão colocados no decorrer do domingo (12), isolando as entradas às lojas principalmente da Mancha Alviverde e Força Jovem, essa última organizada do Vasco, aliada dos palmeirenses e que também possui sede no local.

O movimento é idêntico ao feito quando o Palmeiras jogou no Morumbi, com a sede da Independente, em frente à entrada para as arquibancadas azul e laranja, isolada.

Houve ainda a recomendação que Mancha e outras facções alviverdes não tenham atividades no dia, como aconteceu com a Independente no jogo do Palmeiras no estádio são-paulino.

Comerciantes em frente ao Allianz estão sendo orientados a retirarem decorações alusivas ao Palmeiras e atenderem o público 'na porta'. Ou seja, sem permitir a entrada dentro dos estabelecimentos.

De qualquer forma, o efetivo da PM nas intermediações da arena será reforçado em pontos estratégicos, como nas esquinas com as avenidas Sumaré e Pompeia, além dos acessos nos shoppings West Plaza e Bourbon, vizinhos à arena.

> Quartas de final do Paulistão definidas: confira confrontos, datas e horários