No Brasil, as novelas terminam às sextas com reprise no sábado, certo? Pois a dramaturgia criada em torno da situação do técnico Juan Carlos Osorio no São Paulo caminha para desfecho similar. O protagonista se divide entre Brasil ou México, dois dos países com maior produção de novelas no mundo e deve se decidir neste fim de semana. Nesta sexta-feira, no prenúncio do último capítulo, o técnico concederá entrevista coletiva e a chance de seu último jogo ser neste sábado, contra o Atlético-PR, é real. Adeus significará choro de torcedores, dirigentes e do próprio Osorio, que quer ser campeão da Copa do Brasil e está apegado ao clube. Drama digno de uma novela mexicana. Ou brasileira? Resta aguardar o final. Confira abaixo uma fotonovela da passagem do colombiano pelo São Paulo e, de quebra, algumas das produções mais famosas nos dois países que dividem o coração do treinador.
INTERCÂMBIO DE NOVELAS
O Clone
Escrita por Glória Perez, ficou no ar entre outubro de 2001 e junho de 2002 no horário das 21h na Rede Globo. A história do amor de Jade e Lucas, que tinha um clone chamado Léo, foi vendida para mais de 90 países e premiada no mundo todo. Reconhecida pelo apoio a dependentes químicos.
Avenida Brasil
João Emanuel Carneiro foi responsável por escrever a novela mais vendida da história da televisão brasileira: chegou a mais de 130 países. A trama entre Carminha, Max, Tufão e Nina durou de março a outubro de 2012 e quebrou recordes de audiência. Tufão, representado por Murilo Benício, era um jogador aposentado.
Maria do Bairro
Novela mexicana produzida pela Televisa, maior empresa de entretenimento do México, e exibida pela primeira vez no Brasil entre fevereiro e julho de 1997. Foi reprisada cinco vezes pelo SBT: 1997, 2004, 2008, 2012 e 2014. Serviu para alavancar a carreira da cantora Thalía, que passou a ser figura constante na TV brasileira.
A Usurpadora
Mais uma trama mexicana encomendada pelo SBT e que fez sucesso no Brasil. A primeira exibição aconteceu entre fevereiro e julho de 1998, com mais cinco reprises: 2000, 2005, 2007, 2012 e 2015. A novela foi inspirada em produção venezuelana e fala de gêmeas separadas no nascimento.
Carrossel
Outra produção da Televisa comprada pelo SBT. Foram mais de 370 capítulos exibidos no Brasil entre maio de 1991 e abril de 1992. Foi reprisada três vezes em 1993, 1995 e 1996, até receber uma versão brasileira em 2012, uma série derivada e um filme que segue em cartaz. A professora Helena e o garoto Cirilo são os destaques.