Soberanos do MorumBIS

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Na Sul-Americana, São Paulo revê rival de final da Libertadores e outros mata-matas

O Tricolor paulista e a Universidad Católica se encontraram na final da Libertadores de 1993, que garantiu título, e duas decisões da Copa Sul-Americana

O confronto de 1993 garantiu o bicampeonato do São Paulo na Libertadores (Reprodução / São Paulo FC)
Escrito por

O São Paulo apresenta um retrospecto marcante contra seu adversário das oitavas de final na Copa Sul-Americana. O Tricolor paulista enfrentará a Universidad Católica na próxima etapa, antigo conhecido de decisões. O sorteio foi realizado nesta sexta-feira (27).

Galeria
> De manto novo! Veja as novas camisas dos clubes brasileiros pós-pandemia

Tabela
> Confira a tabela da Copa Sul-Americana e simule os próximos jogos

Em 1993, foi em um duelo entre as equipes que garantiu o bicampeonato do São Paulo na Copa Libertadores daquele ano. Por coincidência, o título completou 29 anos na última quinta-feira (26).

No primeiro jogo da etapa final, o Tricolor proporcionou a maior goleada da história em finais de Libertadores. A disputa contra a Universidade Católica terminou em 5 a 1, com gols de López, contra, Vítor, Gilmar, Raí e Müller. O confronto foi realizado no estádio do Morumbi.

A segunda partida foi disputada no Chile. Desta vez, o rival venceu por 2 a 0, porém, o resultado não impediu que o Tricolor, na época treinado por Telê Santana, erguesse a taça pelo segundo ano seguido.

Quase vinte anos depois, em 2012, os dois times se encontraram em mais um mata-mata - desta vez, pela Copa Sul-Americana. Com o Morumbi lotado e um empate por 0 a 0, o São Paulo eliminou a Universidad Católica e garantiu sua vaga na final da competição.

O resultado também foi responsável por quebrar um tabu que acompanhava a equipe brasileira. O time não chegava a uma final de campeonato desde 2006. 

Um ano depois, o reencontro em fase decisivas novamente aconteceu, agora pelas oitavas de final da Sul-Americana - assim como será neste ano.
O Tricolor avançou às quartas após vencer o adversário chileno por 4 a 3.

O destaque da partida foi justamente o atual técnico do São Paulo: Rogério Ceni. Na época como goleiro, realizou cinco defesas difíceis no estádio San Carlos de Apoquindo, no Chile. Os gols ficaram por conta de Ademilson, Aloísio e Welliton.

Em suas redes sociais, a Universidad Católica relembrou os confrontos e destacou: "Nós vemos novamente, São Paulo!".

- Nós vemos novamente, São Paulo! Nos anos de 2012 e 2013 já enfrentamos a tabela brasileiro para a Sul-Americana , e que grandes partidas vivenciamos - publicou.

Ainda sem data definida, o jogo de ida será no Chile, no final de junho, enquanto a partida volta acontecerá no estádio do Morumbi, possivelmente na primeira semana de julho.