Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Maratona de nove jogos em 30 dias é desafio para ‘novo Reffis’ do São Paulo

Tricolor mudou médicos após eliminação precoce no Paulistão. E agora tem pela frente sequência intensa de jogos para colocar em teste condição física do plantel

Calleri é um dos contundidos recuperados no Tricolor (Foto: Divulgação)
Escrito por

O São Paulo volta a campo nesta quinta-feira (6), quando enfrenta o Tigre, na Argentina, pela estreia do clube na Copa Sul-Americana. Será o ponto inicial de uma maratona de nove jogos nos próximos 30 dias que o clube do Morumbi terá pela frente.

Calendário cheio é um fato habitual do futebol brasileiro, mas que deixa o sinal de alerta para uma equipe que não atua há quase um mês. E que vem depois de um grande número de contusões registradas durante o Campeonato Paulista.


+ Praticamente um reforço por mês! Relembre as contratações do São Paulo na gestão Casares

O São Paulo chegou a acumular 16 desfalques por lesões no último Estadual, recorde absoluto dentre todos os 12 maiores clubes do futebol brasileiro.

Até por isso, era natural que após a queda precoce na competição para o Água Santa, ainda nas quartas de final, fizesse com que o departamento médico são-paulino entrasse na mira das mudanças, também habituais, depois de tropeços dessa magnitude.

E elas vieram. Pouco mais de um ano e meio depois de anunciar reformas no Reffis, inclusive adicionando o termos 'plus' à alcunha do departamento médico, o São Paulo oficializou no dia 16 de março a saída dos dois principais nomes do DM. Carlos Tadeu Moreno, um dos nomes mais importantes do futebol profissional, que cuidava do dia-a-dia da categoria no CT da Barra funda, foi demitido pelo clube.

Figura histórica dentro do São Paulo, José Sanchez ganhou o cargo de 'coordenador médico de transição'. Efetivamente, deixará de lidar com o cotidiano do futebol no centro de treinamento. Será uma figura à disposição de todas as áreas do clube, como o basquete e categorias de base.

Ricardo Galotti é o novo homem forte do DM do futebol profissional. Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina e Exercício do Esporte, é ortopedista e passou por todos os rivais do Tricolor. Ficou nove anos no Corinthians, dois no Santos e prestou serviços ao próprio São Paulo, na base em Cotia, Palmeiras e Pinheiros.

Junto com Galotti, desembarca na Barra Funda Fábio Luiz Novi. É outro nome de peso no cenário do futebol paulista. Atuou ao lado do colega no Corinthians e Peixe, mas ganhou manchetes em 2017, quando trabalhando no Santo André, clube de sua cidade natal, salvou um jogador que sofreu um trauma crânioencefálico em campo.

Segundo o LANCE! apurou, a dupla tem carta-branca para mexer no Reffis, seja apontando a compra de equipamentos e mudanças das metodologias que eram praticadas no clube. Também teriam ganhado o aval para reforçar o quadro clínico do clube com a indicação de profissionais.

Desde a chegada da nova dupla de médicos são-paulinos, pelo menos cinco atletas voltaram a treinar sem restrições: Caio Matheus, Arboleda, Diego Costa, Rafinha e Calleri.

Claro, o clube perdeu Galoppo e Welington na fatídica partida contra o Água Santa. Ambos passaram por cirurgia e se recuperam de intervenções médicas profundas ao lado de Ferraresi, Talles Costa, Moreira e Igor Vinícius.

Na prática, somente André Anderson, que não deve mais defender o clube, aparece entre os contundidos que não passaram por cirurgia.

A MARATONA SÃO-PAULINA DE ABRIL

dia 6 (quinta) - 21h - Tigre - fora - Sul-Americana
semana do dia 12 - Ituano - casa - Copa do Brasil
semana do dia 16 - Botafogo - fora - Brasileirão
dia 18 (terça) - 21h30 - Puerto Cabello - casa - Sul-Americana
semana do dia 23 - América-MG - casa - Brasileirão
semana do dia 26 - Ituano - fora - Copa do Brasil
semana do dia 29 - Coritiba - fora - Brasileirão
dia 2/5 (terça) - Tolima - fora - Sul-Americana
semana do dia 7/5 - Internacional - casa - Brasileirão

* A CBF ainda não desmembrou as tabelas da Copa do Brasil e Série A

+ Confia os jogos, classificação e simule resultados do Brasileirão-23 na tabela do LANCE!

+ Confira jogos, classificação e simule resultados da Copa Sul-Americana-23 na tabela do LANCE!

+ Confira jogos, classificação e simule resultados da Copa do Brasil-23 na tabela do LANCE!