Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Conselho do São Paulo rejeita proposta que previa eleição direta para presidente

Proposta causou polêmica por alterar o estatuto do clube a três meses da eleição

Proposta de alteração no estatuto do clube causou polêmica às vésperas da eleição (Foto: Divulgação/São Paulo FC)
Escrito por

O Conselho Deliberativo do São Paulo rejeitou, em votação realizada na terça-feira (5), a proposta de alteração no estatuto do clube que previa eleição direta para presidente. A eleição no clube ainda é indireta, com os sócios elegendo conselheiros e os conselheiros elegendo o presidente.

+ Já pensou em ser um gestor de futebol? Participe da nossa Masterclass com Felipe Ximenes e descubra oportunidades

Dos 257 conselheiros aptos a votar, 235 se manifestaram, com 180 votos contrários à proposta (cerca de 76%), 54 votos a favor (cerca de 23%) e uma abstenção.

A proposta causou polêmica por sugerir uma alteração no estatuto do clube a três meses da eleição, que ocorre no fim de 2023. A reportagem apurou que essa proximidade entre a votação da proposta e a eleição foi mal vista dentro do clube. Com o Tricolor na final da Copa do Brasil, o entendimento é de que o foco, neste momento, deveria ser o futebol.

Além disso, os moldes com que a proposta foi colocada para votação no conselho do clube, sem que fosse apresentada para os sócios e sem a aparição dos proponentes, geraram desconfiança internamente.

A reportagem também apurou que o texto da proposta previa a alteração já nas eleições que acontecem no final deste ano. Em outras palavras, não havia possibilidade de uma aprovação pensando em eleições futuras pela forma como o texto foi apresentado.

Vale destacar que a proposta foi assinada por 50 conselheiros e encaminhada para a comissão de ética, como manda o rito. Por isso, a proposta foi levada a votação mesmo a pouco tempo da eleição.

Eleição do São Paulo acontecerá no final de 2023 (Foto: Divulgação/SPFC)