Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Árbitro de estreia do São Paulo na Copa Sul-Americana já foi afastado por polêmica em jogo da Seleção Brasileira

O duelo entre Tigre e São Paulo será apitado por Esteban Ostojich

Esteban Ostojich comandou o decisivo apito de Palmeiras x River Plate na Copa Libertadores também (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Escrito por

São Paulo conheceu as escalas de arbitragem do primeiro jogo na Copa Sul-Americana. No caso, o uruguaio Esteban Ostojich apitará o confronto entre o Tigre e o Tricolor paulista, que deve acontecer na próxima quinta-feira (6), pela fase de grupos do continental.

Entretanto, o juiz tem uma grande polêmica no currículo, nas eliminatórias da Copa do Mundo entre a Seleção Brasileira e a seleção da Argentina, em jogo que aconteceu em 2020.

Praticamente um reforço por mês! Relembre as contratações do São Paulo na gestão Casares

Veja tabela da Copa Sul-Americana

Na partida em questão, Esteban Ostojich não estava no campo, mas sim cabine de VAR. Lá, ele não teria recomendado a revisão de uma cotovelada que Otamendi tinha dado em Raphinha, o que gerou uma grande repercussão entre a Seleção Brasileira. Na época, a Conmebol foi acionada.

O árbitro deste confronto era Andrés Cunha, que também nem chegou a marcar alguma falta. Porém, após a entidade ser acionada, a Conmebol reconheceu a decisão de Ostojich como 'um erro grave', uma vez que 'Otomendi colocou em risco a integridade física de Raphinha'. O ponta brasileiro levou cerca de cinco pontos na boca após o embate com o adversário. A partida terminou em uma empate sem gols. Na época, foi afastado do quadro de arbitragem da Conmebol.

Entretanto, a parte da polêmica, o uruguaio tem várias decisões no currículo. Em 2021, apitou a decisão da Copa América no Maracanã, onde a seleção argentina foi campeã contra o Brasil. Na época, seu trabalho durante o jogo não agradou a comissão técnica de Tite, isso porque foi entendido que 'o juiz teria deixado a seleção de Messi fazer muitas faltas e retardar a partida'. 

Porém, já apitou decisões de times brasileiros em torneios continentais algumas vezes. Uma delas foi em 2019, na Libertadores, no jogo entre Flamengo e River Plate. Neste duelo em questão, tudo correu bem, sem nenhuma polêmica.

Em 2021, apitou a importante partida entre Palmeiras e River Plate - que fez com que o clube alviverde chegasse na final da Copa Libertadores. Neste jogo, anulou um gol e um pênalti da equipe argentina - o que foi essencial para o time de Abel Ferreira passar de fase.

Além de Esteban Ostojich no apito, a partida entre Tigre e São Paulo também contará com os assistentes Nicolas Tarán e Horácio Ferreiro, além Ângelo Hermosilla na cabine da arbitragem de vídeo.