Depois de ter anunciado reforços importantes para a continuidade do Campeonato Brasileiro, o Santos pode ter algumas baixas no elenco.
O zagueiro Zé Ivaldo, o meia Diego Pituca e o lateral Aderlan receberam sondagens de outros times. O defensor não tem sido utilizado pelo técnico Cléber Xavier. Ele chegou ao clube no começo deste ano e foi um dos 15 reforços anunciados pelo Peixe.
➡️ Tudo sobre o Peixe agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Santos
Ele veio emprestado do Cruzeiro, com contrato até o final deste ano, com opção de compra no fim da temporada. As sondagens foram de times do Japão e da Arábia Saudita.
O jogador treina em um horário diferente do elenco principal e ficou fora dos últimos três jogos por decisão do departamento de futebol, que busca evitar o cumprimento da cláusula de participação em 60% das partidas, o que obrigaria o clube a comprá-lo em definitivo.
Nascido em Maceió, em Alagoas, Zé Ivaldo começou a carreira nas categorias de base do CRB, em 2014, e, no ano seguinte, foi contratado pelo Athletico-PR. Ganhou sua primeira oportunidade como profissional e permaneceu na equipe de Curitiba por oito temporadas, acumulando empréstimos por Vitória, em 2019, e Cruzeiro, em 2022.
Pelo Furacão, o zagueiro foi tetracampeão paranaense e bicampeão da Conmebol Sul-Americana. E, após a boa impressão deixada durante o empréstimo, Zé Ivaldo foi adquirido em definitivo pelo Cruzeiro, em 2024. Ao todo, foram 83 jogos pelo clube mineiro, com cinco gols e três assistências, além do título da Série B, em 2022.
➡️ Santos faz acordo de licenciamento de imagem com promessa da base
Já Diego Pituca está em sua segunda passagem pelo Santos e, recentemente, deixou o Peixe para jogar no futebol japonês. Sua família se adaptou bem ao país, e o V-Varen Nagasaki, da segunda divisão, sondou o Peixe por um contrato de empréstimo.
O jogador de 32 anos retornou ao Santos no final de 2023, para a disputa da Série B no ano seguinte. A primeira passagem pelo Alvinegro foi entre 2017 e 2021.
Ele, inicialmente, chegou para o time B, mas rapidamente chegou ao profissional e ganhou identidade com a torcida santista.
Pituca deixou o clube em janeiro de 2021 para atuar pelo Kashima Antlers, do Japão, onde permaneceu por um ano e meio. O vínculo atual vale até o fim de 2027.
➡️ Santos cancela evento de lançamento da nova Vila Belmiro por conta de incêndio na cidade
Quem também pode deixar o Santos é o lateral-direito Aderlan. O ex-jogador do Red Bull Bragantino sofreu uma grave lesão após a chegada no Peixe, que o tirou de combate por um ano.
Ele sentiu uma ruptura total do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e tem apenas 19 partidas pelo time da Baixada Santista.
Aos 34 anos, ele perdeu espaço no elenco Alvinegro, que contratou recentemente duas peças para a posição: Mayke e Igor Vinicius. Ele não entra em campo desde o dia 12 de maio.
O Sport, último colocado do Campeonato Brasileiro, está próximo de anunciar o jogador.
Números Zé Ivaldo:
26 jogos (24 titular)
1 gol
85% acerto no passe
50% acerto no passe longo
67% eficiência nos duelos aéreos
4.0 bolas recuperadas por jogo
4.4 cortes por jogo
1.1 desarmes por jogo
0.8 interceptações por jogo
179 ações defensivas totais
1.2 faltas por jogo
1 pênalti cometido
Nota Sofascore 6.86
Números Diego Pituca:
226 jogos (205 titular)
14 gols
13 assistências
87% acerto no passe
60% acerto no passe longo
0.8 passes decisivos por jogo
1.1 finalizações por jogo
5.6 bolas recuperadas
1.6 desarmes por jogo
1.3 faltas sofridas por jogo
51% eficiência nos duelos
Nota Sofascore 6.98
Números Aderlan:
19 jogos (17 titular)
2 assistências
17 passes decisivos
2 grandes chances criadas
11/42 cruzamentos certos (26%)
78% acerto no passe
43% eficiência nos duelos
2.6 bolas recuperadas por jogo
1.2 desarmes
1.1 interceptações por jogo
1.2 faltas por jogo
Nota Sofascore 6.83