Time do Rei

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Dorival faz elogio a Vanderlei e revela ‘profecia’: ‘Falei que ia pegar pênaltis’

Treinador do Peixe enalteceu a evolução de Vanderlei ao longo do Paulista e revelou ter dito ao goleiro que ele defenderia três pênaltis. Premonição se cumpriu parcialmente

Goleiro defendeu cobranças de Barrios e Marques e contou com erro de Prass (Foto: Ivan Storti/Lancepress!)
Escrito por

Vanderlei foi um dos heróis santistas na tarde de domingo. Após empate em 2 a 2 no tempo regulamentar, fez duas grandes defesas nos pênaltis e contou com um erro de Fernando Prass para colocar o Santos na final do Paulista pelo oitavo ano consecutivo. O técnico Dorival Júnior não poupou elogios ao trabalho do goleiro e revelou a "profecia" que fez ao atleta antes da partida decisiva contra o Palmeiras. 

— Acho que o Vanderlei vem fazendo campeonato muito sério. Nós chegamos para o treino e eles já estão há uma hora no campo com o Arzul (preparador de goleiros) Eles treinam com determinação muito grande. É trabalho. O que eles (preparadores) têm feito tem proporcionado crescimento nos goleiros. Fico satisfeito vendo o Vanderlei jogando com os pés e sendo decisivo com as mãos. Falei pra ele antes da disputa: você vai pegar três pênaltis — contou o treinador.

A mensagem premonitória só se cumpriu parcialmente, pois Vanderlei defendeu as cobranças de Lucas Barrios e Rafael Marques, mas não foi exigido na batida de Prass. Já o Santos só perdeu uma das cobranças - Lucas Lima parou no goleiro alviverde.


Para o próprio Vanderlei, porém, o que determinou seu sucesso contra os batedores do arquirrival foi sua tranquilidade. O camisa 1 ainda destacou sua própria "profecia", de que o Santos chegaria à decisão independentemente dos obstáculos.

- Estávamos com o jogo ganho e demos dois vacilos que o Palmeiras aproveitou. Mas a gente sabia que conseguiria essa vitória. Tenho um jeito discreto, procuro ser calmo e passar tranquilidade aos companheiros. Graças a Deus deu tudo certo hoje (domingo) - disse.

O treinador santista, porém, minimizou o êxito do Peixe na semifinal e garantiu que, por mais que o Peixe se prepare para uma eventual decisão nos pênaltis contra o Audax, não há como estar completamente pronto para este tipo de situação. 

— Sinceramente, a cada ano vamos vivendo várias decisões, e nunca aprendemos com pênaltis. Não existe preparação adequada para penalidade. Não existe certeza de que seu time será fatal. Pênaltis são uma grande loteria, para mim — finalizou.