Time do Rei

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Campeão paulista, Santos entra no BR temendo desmanche e Seleção

Há 11 anos sem conquistar o Brasileirão, Peixe credencia-se ao título. Porém, time tem dois obstáculos: a convocação de jogadores e a janela de transferências para a Europa

(foto:Eduardo Viana/LANCE!Press)
Escrito por

Um time titular fortíssimo, principalmente dentro de casa, onde não perde há 28 partidas, mas com elenco apenas razoável e carecendo de peças de reposição à altura. Este é o Santos que briga para voltar a vencer o Brasileirão após 11 anos de jejum.

Embalado pela conquista de outro Paulistão - o sétimo neste século -, o Peixe entra forte e confiante para o torneio pelo que vem produzindo dentro de campo, mas pode ser “atrapalhado” e forçado a mudar de ambições.

Time que tem praticado o melhor futebol entre os quatro grandes de São Paulo e um dos melhores do país, o Peixe se credencia a voos altos no torneio em que faz sua estreia neste sábado, contra o Atlético-MG, em Belo Horizonte. Mas os planos podem se ver frustrados por conta da CBF e da ameaçadora janela de transferências do meio do ano.

Time-base do Peixe para arrancada no Brasileirão

Com um ataque fatal que desperta olhares de diversos clubes do mundo, o Peixe teve Lucas Lima, Gabigol e Ricardo Oliveira convocados para a disputa da Copa América, em junho. O trio desfalcará a equipe por até nove partidas.

Além da competição pela Seleção, o Peixe pode perdê-los de forma definitiva na janela de transferências. Lucas Lima e Gabigol atraem os olhares dos principais clubes da Europa, enquanto o centroavante Ricardo Oliveira deve sofrer novas investidas da China.

A força da Vila Belmiro, que faz do Santos atualmente o mais forte mandante do país, ainda é pouco para uma competição que exige muito mais. Lesões e suspensões virão, além do perigo de perder alguns astros na janela.

Mesmo fechado com o argentino Vecchio e monitorando nomes no mercado como Yuri, do Audax, e o trio Marlos Moreno, Copete e Ibarbo, do Atletico Nacional (COL), o Santos é uma incógnita para o Campeonato Brasileiro.
Se não fosse o lesivo calendário da CBF, o Peixe certamente estaria no topo. Mas e agora, qual vai ser?

Lucas Lima foi eleito craque do Paulistão Foto: Ivan Storti/LANCE!Press

OLHO NELE: Lucas Lima
Nome: Lucas Rafael Araújo Lima
Posição: Meia-armador, titular desde 2014. No Brasileiro de 2015, fez três gols e deu cinco assistências. Já tem cinco passes para gol neste ano.
Naturalidade: Marília-SP
Nascimento: 09/06/1990
Camisa: 20
Jogos: 58
Gols: 13

Lucas Lima divide o protagonismo no Santos com os atacantes Ricardo Oliveira e Gabigol (o trio foi convocado para defender a Seleção Brasileira na Copa América Centenário, nos Estados Unidos). Cérebro do time, por ele passam boa parte das jogadas ofensivas do Peixe. É um jogador mais de criação que finalização, tanto que suas estatísticas de assistências superam as de bola na rede. No radar do mercado europeu, a dúvida é se ficará no clube para o segundo semestre. 

Santos 1x0 Audax: Peixe campeão paulista <br>(foto:Eduardo Viana/LANCE!Press)

SANTOS EM 2016

O Santos inicia o Brasileirão já tendo um título no ano. A equipe conquistou o Paulistão no último domingo, ao derrotar o Osasco Audax por 1 a 0, na Vila Belmiro. No estadual, a equipe terminou a primeira fase com a segunda melhor campanha, atrás do Corinthians. No mata-mata, fez valer sua força na Vila Belmiro, onde não perde há 28 partidas, para se impor e ir eliminando um a um: São Bento, Palmeiras e Audax. 

O Peixe também segue firme na Copa do Brasil. Nas duas primeiras fases, a equipe, basicamente com reservas, eliminou o Santos, seu xará do Amapá, em dois jogos (1 a 1, em Macapá, e 3 a 0, na Vila), e o Galvez (3 a 0, em Rio Branco-AC). A equipe aguarda agora o rival na terceira fase, que sairá do vencedor de ABC x América-RN/Gama-DF). 

O Peixe tem apenas uma derrota até aqui no ano. Ela aconteceu na primeira fase do Paulistão,  quando, fora de casa, caiu por 2 a 0 para o Red Bull. Dorival conseguiu fazer o time ter mais posse de bola este ano e também com a opção da velocidade no ataque. 

Neste ano...
Vitórias: 13
Empates: 9
Derrotas: 1
Gols pró: 43
Gols contra: 20
Somados Campeonato Paulista, Copa do Brasil e amistoso.

COM A PALAVRA, ALBERTO
Campeão brasileiro de 2002 pelo Santos, foi também artilheiro da competição com 12 gols. 

"O Santos começa o Brasileiro forte e com moral pela conquista do Paulistão. E conta também com um dos melhores técnicos e um elenco formado por atletas vivendo um grande momento técnico, convocados para a Seleção. Pela qualidade e pela forma que vem jogando, não tenho dúvidas que o Santos é um forte candidato ao título. Por outro lado, vai precisar de opções, principalmente por conta das convocações e, até, de possíveis transferências de jogadores para o exterior. A janela de meio de ano é um grande “vilão” para os treinadores e torcedores dos clubes brasileiros. Com certeza o time perde muito sem Ricardo Oliveira, Lucas Lima e Gabigol. São jogadores excepcionais, que decidem jogos e ganham campeonatos. O fato de o Santos ficar sem esses jogadores por diversas rodadas, e até a possibilidade de perdê-los para o exterior, no início do segundo semestre, é uma grande preocupação. E a diretoria terá que trabalhar para repor essas perdas."