Martine Grael e Kahena Kunze conquistam medalha de ouro na vela
Regata decisiva da classe 49er FX aconteceu na tarde desta quinta-feira; Brasil chega à sexta olimpíada seguida com medalha na modalidade

A disputa foi apertadíssima até a última regata, a concorrência estava forte, mas Martine Grael e Kahena Kunze conseguiram conquistar uma suada medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Rio-2016.
Elas ficaram na primeira colocação da regata da medalha da classe 49erFX, realizada na raia do Pão de Açúcar da Baía de Guanabara e terminaram com 48 pontos na competição olímpica. O pódio ainda teve a Nova Zelândia com a prata e as dinamarquesas com o bronze.
A dupla brasileira largou bem, mas com o passar das boias perdeu posições e viu as neo-zelandesas Alex Maloney e Molly Meech assumir a segunda posição, condição que daria a elas o ouro. Mas Martine e Kahena tiraram da cartola uma solução na virada da última boia. Enquanto as outras líderes da regata, como italianas e as próprias neo-zelandezas, escolheram o lado direito da raia, as brasileiras vieram quase sozinhas pela esquerda. E isso fez a diferença. A arrancada final trouxe sucesso e a medalha de ouro.
Martine e Kahena, ambas de 25 anos, chegaram à regata da medalha nesta quinta-feira empatadas na pontuação com as duplas da Espanha e da Dinamarca - as três com 46 pontos - e ainda um ponto apenas à frente da dupla da Nova Zelândia. A pontuação dupla da regata decisiva acabou fazendo a diferença.
As brasileiras fizeram uma boa competição. Foram apenas três regatas fora do top-7 (e uma delas entrou no descarte), que para os especialistas em vela é uma zona segura de regularidade para chegar na briga por título. Martine e Kahena venceram duas das 12 regatas que antecederam a medal race.
Ao garantirem uma medalha olímpica nesta Rio-2016, Martine Grael e Kahena Kunze evitaram que a vela brasileira voltasse a passar em branco em Jogos Olímpicos, algo que não acontece desde Barcelona-1992.
Em todas edições seguintes o Brasil conseguiu construir sólidas participações, sendo presença frequente nos pódios e tendo Londres-2012 como desempenho mais modesto, beliscando um bronze na classe Star, com Robert Scheidt e Bruno Prada.
Desde que passou em branco em Barcelona até o início da Rio-2016, a vela brasileira acumulou dez medalhas, sendo quatro de ouro, duas de prata e quatro de bronze. A medalha de Kahena e Martine, portanto, é a 11ª no período.
A classe que evitou o novo jejum do Brasil é justamente uma das estreantes no programa olímpico: a 49erFX. A outra estreante foi a Nacra 17.

Mais Esportes
Férias de janeiro: celebre o legado dos Jogos de 2016 no Rio Museu Olímpico
Há 6 meses
Mais Esportes
Campo Olímpico de Golfe retomará atividades no sábado, no Rio
Há 6 anos
Mais Esportes
Campo Olímpico de Golfe disputa prêmio de melhor do mundo
Há 6 anos
Mais Esportes
Os planos para o campo olímpico de golfe do Rio para 2020
Há 6 anos
Mais Esportes
Ginasta brasileira brilha nos EUA e prepara futuras campeãs
Há 6 anos
Mais Esportes
Queda de investimentos põe o futuro do vôlei em xeque e leva CBV a agir
Há 7 anosMais LANCE!

Ryan Lochte é suspenso por 14 meses após infringir regras de doping

Rafaela Silva relata preconceito ao ser parada por policiais no Rio

Michael Phelps anuncia o nascimento de seu segundo filho

'Pensei em suicídio', revela Phelps, em conferência sobre saúde mental

Nas redes sociais, atletas postam fotos em clima natalino

FBI investiga compra de votos na escolha do Rio como sede olímpica

Após pressão, COB marca Assembleia para rever participação dos atletas

Comissão de Atletas pede ao COB revisão de votação do estatuto

Ouro na Rio 2016 vence MasterChef com receita em homenagem ao Brasil

Presidente do COB diz que entidade já mudou e pede: 'Vejam com outros olhos'

Emais de dirigentes do COB indicam troca de favores com o COI

Após Rio-2016, Arena Carioca 1 receberá 19 jogos do NBB

Wanderley altera estatuto do COB para não assumir Comitê Rio-2016


