Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Vitamina neles! Após quase 2 meses, Verdão reedita dupla de zaga campeã

Com Dracena machucado, Vitor Hugo e Mina formarão a dupla de zaga do Palmeiras contra o Jorge Wilstermann. Eles tentam repetir o sucesso do ano passado

Cesar Greco/Palmeiras
Escrito por

A dupla de zaga formada por Vitor Hugo e Mina, apelidada pelo LANCE! de "Vitamina", foi um importante alicerce do Palmeiras na campanha do título brasileiro de 2016, mas ainda não prosperou em 2017. Às 21h45 desta quarta-feira, contra o Jorge Wilstermann (BOL), em Cochambamba, os dois formarão dupla pela primeira vez depois de quase dois meses. Edu Dracena, titular da posição, não viajou porque está com dores no joelho.

O "sumiço" da dupla Vitamina passa pela má fase vivida por Vitor Hugo no começo da temporada. O camisa 4 foi expulso contra o Tucumán (ARG), no primeiro jogo pela Libertadores, e teve de cumprir dois jogos de gancho no Paulistão por causa da cotovelada que deu no corintiano Pablo, o que abriu espaço para Dracena se firmar como titular.

Mina e Dracena formaram dupla uma vez em 2016 e sete vezes em 2017: sete vitórias e uma derrota, aproveitamento de 87,5%. São números difíceis de superar, mas o índice de Mina e Vitor Hugo juntos também é bem alto: 72,9%. Foram 13 partidas no ano passado e três neste ano, com 11 vitórias, dois empates e duas derrotas.

O último jogo da dupla Vitamina foi a vitória por 3 a 0 sobre o São Paulo, em 11 de março. Os dois voltaram a jogar juntos na quarta-feira da semana passada, contra o Peñarol, mas formando um trio com Edu Dracena. Não deu certo. O Verdão tomou 2 a 0 no primeiro tempo e o esquema com três zagueiros foi desfeito no intervalo, com a saída de Vitor. O time reagiu e virou para 3 a 2.

Fazer Vitor Hugo recuperar o alto nível é uma das missões de Eduardo Baptista. A única derrota de Mina e Dracena juntos foi justamente a mais doída de 2017, contra a Ponte Preta, por 3 a 0, no jogo de ida da semifinal do Paulistão. Há quem acredite, inclusive dentro do clube, que o ideal seria poupar Dracena e escalar Vitor Hugo nesta partida, que aconteceu quatro dias depois da desgastante vitória sobre o Peñarol, com gol aos 54 do segundo tempo.

Mesmo sendo o mais velho entre os zagueiros do elenco, com 35 anos, Edu Dracena é o que mais atuou na temporada, com 17 jogos. Vitor Hugo jogou 13 vezes e Mina, que começou o ano em recuperação de lesão, 11. Antônio Carlos, que ficará no banco nesta noite, jogou quatro vezes.

O provável Palmeiras para esta noite tem Fernando Prass, Jean, Mina, Vitor Hugo e Michel Bastos; Thiago Santos e Tchê Tchê; Willian, Guerra e Dudu; Borja (Róger Guedes).