Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Scarpa de volta, vendas e novo zagueiro: Verdão na parada da Copa

Verdão contratou só o zagueiro Nicolás Freire até o momento, mas reativou o contrato do meia e, em meio a diversas vendas, conseguiu segurar Dudu em seu elenco

(Foto: Richard Callis/Fotoarena/Lancepress!)
Escrito por

A volta de Gustavo Scarpa foi o fato mais comemorado pela torcida do Palmeiras durante a parada para a Copa do Mundo. O meia, que não jogava desde março devido a sucessivas derrotas na batalha judicial com o Fluminense, conseguiu um habeas corpus no Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília, reativou o contrato assinado em janeiro e acabou sendo o principal reforço do clube no período.

O Verdão, pelo menos até o momento, está mais tímido do que o habitual no quesito contratações. As únicas novidades além de Scarpa foram a chegada do zagueiro argentino Nicolás Freire, que estava no Zwolle (HOL), e o retorno do meia Vitinho após um período de empréstimo ao Barcelona B.

O jovem atacante Gabriel Barbosa, cria da base que estava emprestado ao SPAL (ITA), começou a ser observado nesta sexta e também pode reforçar o elenco. Outros jogadores que estavam emprestados, com os zagueiros Nathan e Tobio, treinam em horários alternativos à espera de propostas.

A porta de saída, por sinal, está bem movimentada. O clube vendeu o goleiro Daniel Fuzato (Roma-ITA), o volante Tchê Tchê (Dinamo de Kiev-UCR) e os atacantes Fernando (Shakhtar Donetsk-UCR)  e Keno (Pyramids-EGI). Desses, só Keno vinha sendo titular com Roger Machado, que vem testando Scarpa em seu lugar.

O Palmeiras também ganhou dinheiro com atletas que nem integravam o seu elenco, casos do lateral-direito João Pedro (estava emprestado ao Bahia e foi vendido ao Porto-POR) e do atacante Róger Guedes (estava no Atlético-MG e foi vendido ao Shandong Luneng-CHN).

Somando todas as vendas, o clube ficou com pouco mais de R$ 110 milhões em seus cofres. Isso não significa que o torcedor deva esperar grandes contratações ainda nesta janela. A diretoria está priorizando o pagamento de dívidas antigas e não cogita fazer "loucuras" neste momento. Jogadores como Miranda e Bernard foram sondados, mas considerados caros demais.

A dificuldade de contratar grandes nomes foi um dos motivos que fizeram o presidente Maurício Galiotte bater o pé para não liberar o atacante Dudu para o Shandong Luneng (CHN), mesmo com uma proposta de valor exorbitante para o clube e sobretudo para o jogador. Como a janela chinesa fechou nesta sexta, Dudu teve mais um "fico" decretado. Antônio Carlos, Lucas Lima, Moisés e Willian também foram procurados, mas seguem na Academia de Futebol.

Dentro do campo, o time deu sinais positivos nos amistosos disputados durante a excursão por Panamá e Costa Rica. Foram dez gols marcados, nenhum sofrido e três vitórias. Na última, Roger montou uma equipe bem próxima da que enfrentará o Santos, quinta-feira, no Pacaembu, pela 13ª rodada do Brasileirão: com Weverton no gol e uma linha de três armadores (Scarpa, Lucas Lima e Hyoran) abastecendo o centroavante (Willian). Titulares até a pausa, Jailson, Moisés e Dudu cumprirão suspensão no clássico. Borja fez uma artroscopia no joelho após defender a Colômbia na Copa e só volta em agosto.

O time para o primeiro jogo pós-pausa deve ter Weverton, Marcos Rocha, Antônio Carlos, Edu Dracena e Diogo Barbosa; Felipe Melo e Bruno Henrique; Gustavo Scarpa, Lucas Lima e Hyoran; Willian.

O PERÍODO DO VERDÃO EM TÓPICOS


- Descanso: O elenco teve 11 dias de pausa
- Reapresentação: O time voltou a treino em 25 de junho, na Academia de Futebol. No dia 28, embarcou para o Panamá.
- Jogos: No Panamá, o Palmeiras fez 2 a 0 no Árabe Unido (PAN) e repetiu o placar contra o Independiente Medellín (COL). Na Costa Rica, goleou a Liga Alajuelense (COS) por 6 a 0.
- Quem chegou: O clube contratou o zagueiro argentino Nicolás Freira, do Zwolle (HOL), reativou o vínculo do meia Gustavo Scarpa e repatriou o também meia Vitinho, que estava emprestado ao Barcelona B.
- Outros alvos: No momento, não há nenhuma negociação em andamento (pelo menos publicamente). O clube sondou jogadores como Miranda e Bernard, mas não teve poder financeiro para contratá-los.
- Quem saiu: Daniel Fuzato, Tchê Tchê, Fernando e Keno.

AGENDA EM JULHO

19/7, às 20h - Santos x Palmeiras (Pacaembu) - Brasileirão
​22/7, às 16h - Palmeiras x Atlético-MG (Allianz Parque)- Brasileirão
​25/7, às 19h30 - Fluminense x Palmeiras (Maracanã) - Brasileirão
29/7, 11h - Palmeiras x Paraná (Allianz Parque) - Brasileirão

TIME-BASE PARA A SEQUÊNCIA DA TEMPORADA:

Weverton (Jailson), Marcos Rocha, Antônio Carlos, Edu Dracena e Diogo Barbosa; Bruno Henrique, Felipe Melo e Moisés; Gustavo Scarpa, Dudu e Borja.