Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Refém do 4-2-3-1? Palmeiras tem novas opções para pegar o Santos

Marcelo Oliveira utilizou três volantes e três atacantes contra o River Plate (URU), e viu o time melhorar, mas ainda houve pendências na armação de jogadas

Marcelo Oliveira espera por melhora do time na Academia de Futebol
Escrito por

Campeão por Cruzeiro e Palmeiras jogando no 4-2-3-1, Marcelo Oliveira é contestado por ser "refém" deste esquema. Só que às vésperas do clássico contra o Santos, após mudar a equipe contra o River Plate (URU) na Libertadores, o técnico parece ter um leque maior de opções.

No jogo de terça-feira, o Verdão entrou em campo com três volantes (Thiago Santos, Arouca e Jean) e três homens de frente (Erik, Barrios e Dudu), sendo que o camisa 7 carregava para o meio, fazendo a função de armador da equipe.

Com esta escalação, Marcelo apostou em dar mais proteção à defesa, sendo que dois dos volantes tiveram liberdade para chegar ao ataque – Jean, autor do primeiro gol, e Arouca. Jogando assim, o time se mostrou mais sólido que nas últimas partidas do Paulista e trabalhou bem até a intermediária, mas ainda sofreu para criar perigo ao rival, principalmente durante o primeiro tempo.

Uma possibilidade para corrigir este problema seria tirar um dos atacantes para a entrada de Robinho. O meio-campista assim auxiliaria Dudu na criação atuando como o jogador mais avançado no setor. Esta opção, porém, parece ser a menos provável entre as três, já que Gabriel Jesus entrou bem e fez um gol na terça, enquanto o camisa 7 é um dos principais jogadores da equipe.

Desde que chegou ao Palmeiras, Marcelo apostou no 4-2-3-1 e neste início de ano tem recebido críticas da torcida por não mudar o esquema mesmo com o time sem empolgar. Caso fique só com dois volantes, Arouca e Jean são os favoritos para jogar, Robinho fica aberto pela direita com liberdade para armar, Dudu pelo meio e Gabriel Jesus na esquerda. O time jogou assim contra o Oeste, mas não foi bem. Marcelo, por sua vez, evita falar em opções definidas.

– Nós podemos fazer as duas formas (três volantes ou o esquema antigo). A ideia foi fazer o jogo (contra o River) com marcação forte e velocidade na saída de bola. Algumas vezes foi bom. Depois que o Robinho entrou, ficou um pouco mais leve. Podemos criar situações para cada jogo. Qualquer esquema pode funcionar desde que a gente cumpra bem as funções – afirmou.

Marcelo Oliveira tem opções no elenco e de esquema para fazer o time encerrar o jejum de quatro jogos sem vencer. Vai mudar, professor?