Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Palmeiras terá sua nona chance de reverter mata-mata no Allianz Parque; relembre histórico

Verdão precisará vencer o Athletico-PR para se classificar para a final da Libertadores. Histórico de "remontadas" no estádio tem mais fracassos do que êxitos

Palmeiras reverteu vantagem para ficar com o título paulista de 2022 no Allianz Parque (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Escrito por

O Palmeiras faz o "jogo do ano" nesta terça-feira, no Allianz Parque, quando recebe o Athletico-PR para buscar uma vaga na final da Libertadores. A tarefa não é fácil, já que na ida da semifinal, em Curitiba, o Verdão foi derrotado por 1 a 0 e precisará reverter o placar para se classificar. Será a nona vez em que o Alviverde tentará a "remontada" no estádio. Histórico, porém, não é favorável ao clube.

GALERIA
> Confira os públicos do Palmeiras no Allianz Parque em 2022

TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão-2022 clicando aqui

> Conheça o aplicativo de resultados do LANCE!

Nas oito oportunidades em que o Palmeiras chegou no Allianz Parque precisando superar uma derrota no jogo de ida de um mata-mata, apenas em três a equipe saiu com a vaga ou com o título. Nas outras cinco vezes, o adversário conseguiu manter a vantagem conquistada e levou a melhor pela classificação, incluindo em Copa Libertadores.

O histórico desse quesito no Allianz Parque começou positivamente. Foram dois confrontos pela Copa do Brasil-2015 em que o Verdão precisou reverter uma vantagem. Primeiro na semifinal, quando perdeu fora de casa para o Fluminense por 2 a 1 e depois devolveu o placar em casa, levando a decisão para os pênaltis, que venceu por 4 a 1. Depois, contra o Santos, na final, quando perdeu por 1 a 0, na Vila, venceu por 2 a 1 no Allianz, e levou o título nos pênaltis (4 a 3).

Dali em diante, as coisas passaram a ficar mais complicadas. No ano seguinte, nas quartas de final da Copa do Brasil-2016, o Alviverde foi derrotado pelo Grêmio por 2 a 1 em Porto Alegre, mas depois, no Allianz Parque conseguiu apenas um empate em 1 a 1, deixando a vaga para o clube gaúcho, que terminou conquistando o título.

Em 2017, pela semifinal do Campeonato Paulista, o Palmeiras perdeu por 3 a 0 para a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli. Na volta, no Allianz Parque, precisando de uma goleada, o time conseguiu apenas uma vitória simples por 1 a 0 e, favorito, foi eliminado da competição.

No mesmo ano, mais tarde, pelas oitavas de final da Libertadores, o Alviverde enfrentou o Barcelona-EQU, fora de casa, e foi derrotado por 1 a 0. Na volta, no Allianz, a equipe até conseguiu vencer por 1 a 0 e levar para os pênaltis, mas aí a derrota veio por 5 a 4. Mais um vez, mesmo favorito, o clube acabou eliminado precocemente em casa.

Já em 2018, novamente pela Libertadores, o Palmeiras tinha um desafio e tanto na semifinal ao enfrentar o Boca Juniors-ARG. Apesar de favorito, foi derrotado por 2 a 0 na Bombonera, e voltou para o Allianz Parque precisando de uma grande vitória, mas conquistou apenas um empate em 2 a 2, insuficiente para a classificação.

A sequência ruim dessas "remontadas" foi interrompida somente em 2022 na final do Paulistão. Jogando no Morumbi, contra o São Paulo, o Verdão foi derrotado por 3 a 1 e precisaria de um grande placar para ficar com o título. O objetivo foi alcançado e o time de Abel Ferreira goleou o rival por 4 a 0, levantando a taça do estadual.

No entanto, a boa fase demorou pouco, uma vez que ainda neste ano, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, o Alviverde novamente se deparou com o São Paulo. No Morumbi, derrota por 1 a 0 e, no Allianz, vitória por 2 a 1 com polêmica de arbitragem. Nos pênaltis, porém, os palmeirenses perderam por 4 a 3 e foram eliminados.

Agora, diante do Athletico-PR, será a nona vez em que o Palmeiras precisa reverter uma vantagem no Allianz Parque. Trata-se de uma chance para diminuir o placar de 5 a 3 para os "fracassos". Se quiser garantir o quarto êxito nesse histórico ainda no tempo normal, o Verdão precisará vencer por dois ou mais gols de diferença. Caso vence por um gol de diferença, a decisão será na disputa por pênaltis.

Relembre os confrontos de mata-mata que o Palmeiras precisava reverter um placar no Allianz Parque:

Copa do Brasil-2015 (classificado)
Fluminense 2 x 1 Palmeiras - Maracanã (semifinal)
Palmeiras 2 (4) x (1) 1 Fluminense - Allianz Parque (semifinal)

Copa do Brasil-2015 (título)
Santos 1 x 0 Palmeiras - Vila Belmiro (final)
Palmeiras 2 (4) x (3) 1 Santos - Allianz Parque (final)

Copa do Brasil-2016 (eliminado)
Grêmio 2 x 1 Palmeiras - Arena do Grêmio (quartas)
Palmeiras 1 x 1 Grêmio - Allianz Parque (quartas)

Paulistão-2017 (eliminado)
Ponte Preta 3 x 0 Palmeiras - Moisés Lucarelli (semifinal)
Palmeiras 1 x 0 Ponte Preta - Allianz Parque (semifinal)

Libertadores-2017 (eliminado)
Barcelona-EQU 1 x 0 Palmeiras - Guayaquil (oitavas)
Palmeiras 1 (4) x (5) 0 Barcelona-EQU - Allianz Parque (oitavas)

Libertadores-2018 (eliminado)
Boca Juniors-ARG 2 x 0 Palmeiras - Bombonera (semifinal)
Palmeiras 2 x 2 Boca Juniors-ARG - Allianz Parque (semifinal)

Paulistão-2022 (título)
São Paulo 3 x 1 Palmeiras - Morumbi (final)
Palmeiras 4 x 0 São Paulo - Allianz Parque (final)

Copa do Brasil-2022 (eliminado)
São Paulo 1 x 0 Palmeiras - Morumbi (oitavas)
Palmeiras 2 (3) x (4) 1 São Paulo - Allianz Parque (oitavas)

Libertadores-2022 (a definir)
Athletico-PR 1 x 0 Palmeiras - Arena da Baixada (semifinal)
Palmeiras x Athletico-PR - Allianz Parque (semifinal)