Apesar de apenas nove rodadas disputadas até o momento, o Palmeiras lidera a corrida pelo título do Brasileirão com 22 pontos, quatro a mais que o segundo colocado, o Flamengo, adversário deste fim de semana.
+ Palmeiras inicia preparação para jogo com Flamengo e atualiza quadro de Veiga
Atualmente, a equipe comandada pelo técnico Abel Ferreira tem 31% de chances de conquistar o título, de acordo com o IPG (Índice para Ganhar), indicador multidimensional criado pelo Lance! com base em estatísticas fornecidas pelo FootyStats.
Até o momento, o Palmeiras soma sete vitórias, um empate e uma derrota — esta para o Bahia, por 1 a 0, no Allianz Parque. A equipe marcou 11 gols e sofreu apenas quatro, tendo a melhor defesa do Campeonato Brasileiro.
Já o Flamengo aparece como o segundo clube com maior probabilidade de título, com 13,31%. A soma das chances dos três rivais paulistas (Corinthians, São Paulo e Santos) representa pouco menos de 6%.
➡️ Tudo sobre o Verdão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Palmeiras
Chances de título de cada clube
- Palmeiras - 30,99%
- Flamengo - 13,31%
- Cruzeiro - 9,54%
- Red Bull Bragantino - 7,63%
- Fluminense - 6,67%
- Bahia - 5,10%
- Ceará - 4,53%
- Atlético-MG - 4,03%
- São Paulo - 2,76%
- Botafogo - 2,75%
- Corinthians - 2,68%
- Mirassol - 2,41%
- Fortaleza - 2,39%
- Internacional - 1,41%
- Vitória - 1,06%
- Vasco - 0,96%
- Grêmio - 0,89%
- Juventude - 0,61%
- Santos - 0,22%
- Sport - 0,05%
Como funciona o cálculo das probabilidades
O Lance! utiliza o IPG (Indíce para Ganhar), índice multidimensional criado como uma forma de avaliar probabilidades de classificação e desempenho dos times. Para isso, são utilizadas métricas fornecidas pelo FootyStats.
Para a modelagem preditiva, foi utilizado um Modelo Estocástico com Simulação de Monte Carlo, garantindo uma abordagem probabilística consistente para a projeção de cenários de classificação e desempenho das equipes nas competições estudadas.
As probabilidades são determinadas exclusivamente pelo desempenho das equipes ao longo do próprio campeonato. O fator mando de campo exerce influência, porém o impacto varia conforme o time.
Uma vitória eleva a chance de mais resultados positivos, enquanto uma derrota aumenta a probabilidade de novos resultados negativos. Um empate tende a aumentar a recorrência desse resultado.