Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Palmeiras é único time que pode ter campeões pela Seleção Brasileira em todas as Copas do Mundo

Tite convocou Weverton para o Mundial do Qatar 2022 e abriu margem para que o Verdão desbanque um rival em um quesito importante

Weverton pode ser campeão da Copa do Mundo enquanto atua pelo Palmeiras (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
Escrito por

Palmeiras e São Paulo foram os únicos clubes com jogadores convocados nas cinco conquistas da Seleção Brasileira em Copas do Mundo. Porém, a lista final de Tite para o Mundial do Qatar 2022 conta apenas com Weverton, goleiro do Verdão. Sendo assim, em caso de título, apenas o clube alviverde terá campeões em todos os triunfos da Amarelinha. 

> Daniel Alves e Thiago Silva no topo! Veja quais são os brasileiros mais velhos em Copas do Mundo

O primeiro convocado campeão do Verdão foi Mazzola. O atacante atuou ao lado de Pelé e companhia na Copa de 1958, também conhecida como aquela que marcou a primeira de cinco conquistas da Seleção Brasileira.

Já em 1962, bicampeonato da Amarelinha, Djalma Santos e Vavá levantavam a segunda taça do torneio de seleções, mas a primeira enquanto atletas do clube alviverde, ao lado do meia Zequinha.

> Clique e confira a tabela completa da Copa do Mundo do Qatar!

Em 1970, o goleiro Leão, de apenas 20 anos na época, foi convocado para ser reserva de Félix e disputar posição com Ado. Ao lado do jovem palmeirense estava o experiente e “raiz” zagueiro Baldocchi, que completava a cota de alviverdes na Seleção naquele tricampeonato.

Anos mais tarde, em 1994, na volta do Brasil ao lugar mais alto do pódio de uma Copa do Mundo, lá estava a dupla de “inhos”. Os meias Mazinho (que também atuava como lateral) e Zinho desbancaram a concorrência de jogadores que atuavam na Europa e foram titulares do técnico Parreira durante toda a campanha.

A “Família Scolari” de 2002 tinha um jogador muito importante para o Palmeiras e que, naquela campanha, também seria para todos os brasileiros. Marcos era goleiro de confiança do treinador Felipão e foi titular durante todo o caminho do pentacampeonato.

Agora, Weverton tem a chance de seguir a boa tradição de goleiros e palmeirenses com a camisa da Seleção Brasileira, que está no Grupo G da Copa do Mundo do Qatar, ao lado de Sérvia, Suíça e Camarões, e pode levantar a taça do hexacampeonato.

Confira os jogadores de Palmeiras e São Paulo em cada título da Copa do Mundo:

1958
Mazzola (Palmeiras)
De Sordi, Mauro e Dino Sani (São Paulo)

1962
​Djalma Santos, Vavá e Zequinha (Palmeiras)
Bellini e Junqueira (São Paulo)

1970 
Leão e Baldocchi (Palmeiras)
Gerson (São Paulo)

1994
​Mazinho e Zinho (Palmeiras)
​Zetti, Leonardo e Muller (São Paulo)

2002
Marcos (Palmeiras)
​Rogério Ceni, Belleti e Kaká (São Paulo)