Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

No palco do ‘jogo do cajado’, Verdão tenta cumprir profecia de Moisés

Seis rodadas atrás, quando o Palmeiras estava em quarto e tinha 11 pontos de desvantagem para o líder, o Profeta avisou: 'A gente vai incomodar'. Chegou a hora?

Cesar Greco/Palmeiras
Escrito por

"Se vai alcançar, eu não posso precisar. Mas a gente vai incomodar". A profecia de Moisés, feita após a 25ª rodada do Brasileirão, quando o Palmeiras estava em quarto lugar e tinha 11 pontos a menos que o líder, pode se concretizar neste domingo. Uma vitória no Dérbi das 17h, em Itaquera, deixará o Verdão a apenas dois pontos do Corinthians com seis rodadas a serem disputadas. 

- Se vai alcançar, eu não posso precisar. Mas a gente vai incomodar. A gente vai chegar, e aí vai depender se eles vão nos dar essa oportunidade ou não. A gente vem crescendo no momento em que se define a competição. O importante é você estar na liderança na 38ª rodada. Se a gente ficar em segundo até a 37ª rodada, e na última for campeão, está bom - disse o Profeta do Palmeiras, no programa Bola da Vez, na ESPN Brasil, no fim de setembro.

Na ocasião, o Palmeiras havia acabado de vencer o Fluminense no Maracanã, faturando 10 dos últimos 12 pontos disputados. Apesar da desvantagem de 11 pontos para o rival, Cuca já começava a falar abertamente das contas que poderiam colocar a equipe na briga pela liderança, sem saber dos baques que sofreria nas duas rodadas seguintes: derrota para o Santos e empate com o Bahia, ambos em casa.

Os tropeços fizeram o Corinthians aumentar sua distância para 14 pontos e encerraram a segunda passagem do treinador pelo Palestra Itália. Fim do sonho do bicampeonato? Não... Nas quatro rodadas seguintes, o Palmeiras de Alberto Valentim somou 10 pontos, enquanto o rival fez apenas um. Chegou a hora de incomodar?

Se depender das lembranças de Moisés no Dérbi e na Arena Corinthians, as chances são boas. Na única vez em que atuou no estádio do rival, em jogo-chave do Brasileirão do ano passado, o meia marcou o primeiro gol da vitória alviverde por 2 a 0 e fez a comemoração do "cajado" com a câmera de Cesar Greco, fotógrafo do clube. Naquele mesmo torneio, participou da jogada que terminou em gol de Cleiton Xavier na vitória por 1 a 0 sobre os alvinegros no Allianz Parque.

Com o joelho operado, o camisa 10 não foi a Itaquera no jogo do Campeonato Paulista deste ano, que terminou com vitória corintiana por 1 a 0, e também não esteve na vitória do rival por 2 a 0 no primeiro turno do Brasileiro, no Allianz Parque. Pé-quente no clássico, Moisés conta com a confiança de Valentim, que o aponta como exemplo para os companheiros:

- Se vocês repararem o tanto que o Moisés corre muito quando não está com a bola... Tenho mostrado isso nos vídeos. Falei para os jogadores que precisamos fazer como ele faz. Fora o que ele faz quando tem a bola. Ele tem ajudado muito - disse o treinador.