Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 07/09/2023
14:28
Atualizado em 07/09/2023
18:16
Compartilhar

O Palmeiras foi derrotado pelo Flamengo nos pênaltis na final do Brasileirão Sub-20. Após empate em 0 a 0 no tempo normal, a decisão foi para as penalidades, nas quais aconteceu uma cena inacreditável para o futebol atual: uma cobrança com paradinha, que acabou sendo invalidada e contribuiu para o vice do Verdão, que perdeu por 3 a 2 para o Rubro-Negro.

+ Veja tabela e classificação do Brasileirão-2023 clicando aqui

No terceiro pênalti do Alviverde, o placar estava 2 a 1 para o Fla, uma vez que Allan já havia desperdiçado uma batida para o Palmeiras. A responsabilidade da cobrança era de Ian. Quando o lateral-esquerdo partiu para a bola, ele parece ter mudado de ideia por conta da movimentação do goleiro Dyogo Alves, como não tinha mais o que fazer, deu uma parada, deslocou o adversário e completou para o gol.

+ Já pensou em ser um gestor de futebol? Participe da nossa Masterclass com Felipe Ximenes e descubra oportunidades

Apesar de ter convertido a cobrança, o gol de Ian não valeu. A paradinha não é permitida na regra, portanto o pênalti precisa ser invalidado e não há a possibilidade de uma nova batida. A proibição é uma emenda da Regra 14 do futebol desde 2010, ou seja, há 13 anos isso passou a ser expresso nas leis do futebol.

Ian também acabou sendo advertido com o cartão amarelo após ter "fintado" o goleiro antes de bater o pênalti.

+ Os clubes com mais títulos de torneios de base organizados pela CBF

Depois dessa infelicidade, o Flamengo acabou marcando mais um gol e desperdiçando outro, assim como o Palmeiras, que já estava em desvantagem, então decretou seu vice-campeonato com uma batida de David Kauã por cima do gol.

Siga o Lance! no Google News