Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Fora do título de 2012, Pacaembu será 1ª casa de Felipão na busca pelo penta

Técnico do Palmeiras é o maior campeão do torneio, com quatro taças - duas vencidas pelo Verdão. Jogo será no Pacaembu, estádio que o clube evitou na última conquista de Scolari

Luiz Felipe Scolari é o técnico com mais títulos de Copa do Brasil: são quatro (Foto: Cesar Greco)
Escrito por

Luiz Felipe Scolari é o técnico com mais títulos de Copa do Brasil: são quatro taças em 11 participações. Nesta quinta-feira, ele começa sua 12ª campanha no torneio tentando chegar à oitava semifinal. Às 19h15, o Palmeiras joga por uma vitória simples para eliminar o Bahia, no Pacaembu.

O duelo acontecerá no Estádio Municipal, pois o Allianz Parque vai receber nesta semana o show dos Tribalistas. Quando ganhou a Copa pela última vez com Felipão, em 2012, o Palmeiras não jogou nenhuma partida no Pacaembu, mesmo com o Palestra Itália em reforma.

Na época, o time vinha de algumas eliminações no local, por exemplo a Sul-Americana de 2010, o Paulista de 2011 e a Copa do Brasil de 2011. Outro ponto, é que como o Corinthians também não tinha arena, o estádio ainda era muito relacionado ao maior rival. 

Naquela campanha, que acabou com o título invicto, o Verdão teve como base a Arena Barueri. Foi ali onde o time venceu Paraná, Atlético-PR e Coritiba e ainda empatou com o Grêmio. O único jogo como mandante em 2012 que não ocorreu em Barueri foi contra o Coruripe (AL), disputado no Jayme Cintra, em Jundiaí (SP).

O Verdão foi começar a jogar com mais frequência no Pacaembu durante o período sem o Palestra após a saída de Felipão, no fim de 2012. Ainda assim, o duelo com o Bahia nesta noite será o 50º do treinador com o Palmeiras no estádio paulistano. O retrospecto é de 20 vitórias, 16 empates e 13 derrotas.

Scolari é quem mais treinou o Verdão na Copa do Brasil: 44 vezes, com 26 vitórias, 12 empates e 6 derrotas. Ele comandou o time também no título de 1998. Só não esteve, portanto, na campanha campeã de 2015.

Para conseguir a vaga nesta noite, o Palmeiras precisa de uma vitória simples - a partida de ida foi 0 a 0. Como gol fora de casa não é mais critério de desempate, qualquer empate levará a decisão para os pênaltis.

Confira o retrospecto de Felipão na Copa do Brasil:
11 participações - 85 jogos - 50 vitórias, 24 empates e 11 derrotas. Aproveitamento: 68%

2015 - Saiu do Grêmio com o time classificado à terceira fase
2014 - Grêmio foi eliminado no STJD por conta de injúrias racistas contra Aranha
2012 - Campeão com o Palmeiras
2011 - Eliminado nas quartas de final com o Palmeiras
2000 - Eliminado nas quartas de final com o Palmeiras
1999 - Semifinalista com o Palmeiras
1998 - Campeão com o Palmeiras
1996 - Semifinalista com o Grêmio
1995 - Vice-campeão com o Grêmio
1994 - Campeão com o Grêmio
1991 - Campeão com o Criciúma