Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Fator Abel Ferreira é fundamental nos movimentos do Palmeiras no mercado

Treinador prefere trabalhar com a base ou 'recuperar' atletas que estão no elenco ao invés de contratar um possível 'plano C' para carências no elenco

Abel Ferreira conversa com o diretor de futebol Anderson Barros durante treino do Verdão (Foto: Cesar Greco)
Escrito por

O técnico Abel Ferreira já deixou claro mais de uma vez: a força do grupo é o principal talento do Palmeiras. De toda forma, o treinador palmeirense admite a necessidade do clube ir ao mercado para, pelo menos, repor as saídas de Danilo e Gustavo Scarpa, que deixaram o clube após a conquista do Brasileirão no ano passado. Para essas chegadas acontecerem, no entanto, elas precisam atender a alguns padrões desejados pelo comandante português.

Sempre que o Verdão pretende ir ao mercado, a comissão técnica é consultada. Dificilmente eles apresentam nomes de jogadores, mas, sim, o perfil desejado para determinada função. Então, o departamento responsável por analisar as opções aponta nomes em potencial e ali se estabelece ordem de prioridade nas procuras. E é nesse ponto o ‘pulo do gato’ que talvez explique o motivo do Palmeiras não ter contratado atleta algum, até aqui na temporada: o critério.

+ Jota Júnior abriu o jogo! Veja o seu time de coração e de outros jornalistas esportivos

Se o Palmeiras não conseguir chegar a um acordo com as duas primeiras opções estabelecidas, dificilmente vai atrás de uma terceira. O entendimento de Abel Ferreira é que o ‘plano C e D’ geralmente não atendem ao nível técnico desejado e que ele encontraria dentro do próprio elenco, recuperando atletas em baixa ou garimpando nas categorias inferiores.

+ Acompanhe as movimentações do mercado da bola no vaivém do LANCE!

Foi assim, por exemplo, que Gabriel Menino foi ‘recuperado’ após a saída de Danilo. Abel fez testes com Jaílson e Atuesta antes, mas foi Menino que melhor se saiu e hoje é um dos donos do meio-campo palmeirense, ainda que chegue um reforço para a posição. Além disso, o garoto Fabinho passou a ganhar mais destaque, entrando com mais frequência no segundo tempo das partidas.

Outra situação é quando alguns jogadores são oferecidos ao Palmeiras. Isso é algo constante em todos os clubes, mas como o Verdão é um dos clubes mais vencedores nos últimos anos naturalmente será uma vitrine mais atrativa para que os agentes coloquem os seus atletas.

Abel já tem sete títulos conquistados pelo Verdão (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Uma parcela pequena de profissionais oferecidos são contratados, seja no Palestra ou em qualquer outra instituição pelo Brasil. Porém, recentemente, o empresário Giuliano Bertolucci assumiu o compromisso de que auxiliaria o clube alviverde a encontrar um substituto para o volante Danilo, que deixou o Palestra no início de janeiro. O nome de Allan, do Atlético-MG, foi ventilado. O jogador agrada muito Abel Ferreira, e a partir dali a direção palmeirense trabalhou forte na contratação do atleta do Galo, que faz jogo duro e até mesmo ofereceu uma renovação contratual com valorização salarial.

+ Confira a tabela do Paulistão e simule as finais entre Palmeiras e Água Santa

Allan é um exemplo de ‘plano A’ do Palmeiras. Após a saída de Danilo, o Palmeiras chegou a demonstrar interesse em alguns jogadores, como Jean Lucas, do Mônaco (FRA), Matheus Henrique, do Sassuolo (ITA) e Wallace, da Udinese (ITA), mas em todas as situações de propostas ou até mesmo acenos, o Verdão não se mostrou disposto a investir um valor tão alto quando demonstrou no atleta do Galo.

O Palmeiras tem menos de duas semanas para apresentar reforços que poderiam jogar ainda no primeiro semestre. Isso porque a janela de transferências nacional fecha no dia 4 de abril. A tendência é que o Verdão não anuncie atleta algum no período, mas se esforce em reforçar o elenco no meio do ano, quando abre o espaço para contratações vindas da Europa.