Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Desfalcado, Palmeiras sofre, mas garante vitória com defesa de pênalti e golaços de joia pela Copinha

Verdão bateu Real Ariquemes (RO) por 3 a 0 e garantiu classificação; Goleiro Kaique defendeu penal e Endrick saiu do banco para selar triunfo com dois gols

Endrick comemora o seu primeiro gol, de placa, o segundo do Palmeiras no jogo (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)
Escrito por

Não precisava de muito para o palmeirense saber que sua equipe neste sábado (8) não teria como repetir o desempenho da estreia, quando goleou o Assu (RN) por 6 a 1. Com sete desfalques e encontrando o Estádio Distrital do Inamar, em Diadema (SP), com um gramado pesado por conta da chuva, o Verdão jogou com um ritmo mais cadenciado e venceu o Real Ariquemes por 3 a 0 pela segunda rodada do Grupo 28 da Copa São Paulo de juniores.


TABELA
> Veja classificação e simulador do Paulistão-2022 clicando aqui

> Conheça o aplicativo de resultados do LANCE!

O grande nome do jogo foi novamente Endrick. A joia palmeirense foi poupada, entrou no intervalo e mudou o panorama do jogo com dois gols, selando a vitória junto com o goleiro Kaique, que defendeu um pênalti quando a partida estava 1 a 0 e impediu o que seria o empate dos rondonienses.

Com o resultado, o Verdão está classificado para a próxima fase da Copinha junto com o Água Santa (SP), o dono da casa, que mais cedo venceu o Assu por 3 a 0. O clube do Grande ABC é justamente o próximo duelo do Palmeiras, na terça-feira (11), às 15h15 (de Brasília).

O Verdão chegou desmontado para o duelo deste sábado. E a grande responsável foi a Covid-19. A doença tirou sete atletas do elenco profissional e, com isso, para continuar os trabalhos de pré-temporada, o técnico Abel Ferreira convocou o zagueiro Jhow, o meia Bruno Menezes e o atacante Kevin para as atividades na Academia de Futebol.

O coronavírus também tirou o goleiro Mateus, o zagueiro Lucas Freitas e o volante e então capitão desse time, Pedro Bicalho, da disputa. Soma-se à lista o zagueiro Michel e o atacante Daniel, que seguem se recuperando de lesão.

Sem tantas opções, o técnico Paulo Victor Gomes resolveu inovar. Apostou em uma escalação alternativa, colocando a joia Endrick, grande aposta para o futuro e autor de dois gols na estreia, no banco e mudou o esquema para um 3-5-2. As mudanças não tiveram o resultado esperado e no segundo tempo a joia entrou para fazer os dois gols e selar a vitória.

E se do outro lado o técnico Odilon Júnior falava em encarar o atual pentacampeão paulista seguido da categoria como "em uma final de Copa do Mundo", pode sair orgulhoso, afinal sua equipe só chegou a empatar por conta de um pênalti defendido por Kaique.

O JOGO

Com um time alternativo e jogando com três zagueiros e um campo pesado pela chuva que caiu na região do Grande ABC antes do jogo, o Palmeiras começou longe da eficácia ofensiva que mostrou na sua estreia.

Apostando muito nas jogadas pelo lado de campo, o Verdão deixou o rival de Rondônia dominar o meio-campo e assim, surpreendentemente, equiparar a partida.

Movimentado, mas sem muita efetividade ofensiva, o duelo era pautado por um Real Ariquemes conseguindo anular o forte adversário paulista. Mas a diferença técnica entre as equipes pesou e o Palmeiras se sobressaiu no primeiro tempo muito por conta dos erros cometidos pelo rival para transforar a eficácia defensiva em jogadas de ataque.

Aos 12, foi a primeira vez que esse cenário apareceu, com Luís Guilherme recuperando uma bola pelo lado direito do campo e cruzando para Garcia completar e exigir uma boa defesa do goleiro Evan.

Sete minutos depois, Jhonatan aproveitou uma sobra da defesa do Real Ariquemes e chutou. A bola passou rente ao travessão.

Aos 23, Luan saiu jogando errado para o time de Rondônia, Jhonatan, de novo ele, recuperou a bola e de novo completou com perigo.

Aos 37, não teve jeito para o Real Ariquemes. Raniel desarmou o palmeirense Talisca no meio-campo, mas errou o passe e entregou a bola de primeira para o adversário. De primeira ele achou Gabriel Silva, que lançou Luís Guilherme pela direita. O jovem de 15 anos do Verdão cruzou e Vitinho se antecipou à marcação e abriu o placar para os paulistas.

Mudança total na volta do intervalo para mudar o panorama do jogo

Insatisfeitos com o rendimento de suas equipes, os dois técnicos mudaram tudo para o segundo tempo. Nada menos que seis alterações foram feitas no intervalo, sendo quatro só pelo lado palmeirense para tentar aproveitar mais os espaços dados pelo time de Rondônia. A joia Endrick, grande esperança do Verdão e destaque da estreia, entrou em campo, animou a torcida e cumpriu a expectativa selando o placar.

As mudanças deram maior mobilidade ao Verdão em campo, mas os rondonienses se fecharam ainda mais na defesa e apostaram nos contra-ataques em velocidade para tentar surpreender.

Quase deu certo. Aos 14, em uma dessas chances de contragolpe, Lucas Assis ia aproveitar um cruzamento na área e ficar livre para finalizar. Ian impediu o ataque derrubando o adversário na área. Pênalti que Juninho cobrou forte no canto direito, mas o goleiro Kaíque, que ganhou a oportunidade nesse jogo, defendeu.

Aí foi a vez de Endrick brilhar. Aos 36, o garoto de 15 anos deu um drible na vaca em Dougão, aplicou mais outro drible antes e tocou com categoria na saída de Evan.

No final, aos 46, Endrick fez o seu quarto gol na Copinha. Ele recebeu de costas, fez o giro na marcação, carregou para o meio e encheu o pé de perna esquerda.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 3 x 0 REAL ARIQUEMES-RO


Local: Distrital do Inamar, em Diadema (SP)
Data-Hora: 8/1/2022 (sábado) - 11h (de Brasília)
Árbitro: Guilherme Nunes de Santana
Assistentes: Guilherme Holanda Moura Lima e Raphael de Albuquerque Lima
Público/renda: Não divulgados
Cartões amarelos: Jhonatan, Talisca e Ian(Palmeiras); Luiz Boone, Régis e Luan Pablo (Real Ariquemes)

Gols: Vitinho (37´/1ºT) (1-0), Endrick (36;/2ºT) (2-0) e Endrick (46;/2ºT) (3-0)

PALMEIRAS: Kaique; Talisca, Naves (Ruan Santos, intervalo) e Ian; Garcia (Lucas Sena 11/2), Fabinho, Jhonatan, Luís Guilherme (Endrick, intervalo) e Vanderlan (Kauan, intervalo); Gabriel Silva (Pedro Lima 28/2) e Vitinho (Giovani, intervalo)
Técnico: Paulo Victor Gomes

REAL ARIQUEMES-RO: Evan Silva; Diogo Arthur (Pedro Murilo 43/2), Regis Anderson, Dougão e Rallyelson Hora (Caburé 35/2); Luan Pablo (Juan Victor 35/2), Pereira e César Augusto (Carioca, intervalo); Juninho, Luís Boone e Raniel Lira (Lucas Assis, intervalo)
Técnico: Odilon Júnior