Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

’22 a 1: Cuca vai cumprindo meta de sufocar rivais no Allianz Parque’

Palmeiras sofreu um único gol (impedido) com o técnico em oito jogos (oito vitórias) na arena. São 11 triunfos seguidos como mandante. Desafio agora é crescer fora de casa

(Foto: ALE CABRAL)
Escrito por

"O palmeirense quer ganhar, ver o time jogando bem, não gosta muito daquele toque para trás, aquela cadência. É um torcedor que pressiona o time a jogar no ataque. Você tem de ter uma equipe que responda a essa pressão. A gente tem de entender que quando jogar no Allianz tem de jogar em cima do adversário", afirmou Cuca em entrevista a este LANCE!, publicada em 6 de maio, antes da estreia do Palmeiras no Brasileirão. O técnico tem cumprido sua meta dentro da arena, tanto no desempenho quanto no resultado.

Cuca já tinha dois jogos pelo Palmeiras no Allianz Parque, com duas vitórias sobre São Bernardo e River Plate (URU), quando respondeu sobre como quer seu time em casa. Chegou a oito partidas, com oito vitórias e um saldo incrível até aqui: 22 gols marcados e apenas um sofrido - detalhe que este único gol, de Grafite, do Santa Cruz, deveria ter sido anulado por impedimento.

De fato, o Palmeiras está jogando "na garganta dos adversários", como resumiu o artilheiro Gabriel Jesus. Nos oito jogos na arena, em seis o Verdão foi para o intervalo vencendo: o gol mais tardio saiu aos 36 minutos (Alecsandro, contra o São Bernardo, antes do período de treinos para o Brasileirão). Nas duas vezes em que entrou no vestiário no 0 a 0 (contra Fluminense e Corinthians), a equipe foi fulminante logo no recomeço dos jogos com gols rápidos: aos dois minutos no Dérbi e aos 12 diante dos cariocas. Foram dez gols no primeiro tempo e 12 no segundo neste período de Cuca no Allianz Parque. Jesus marcou sete vezes.

O treinador perdeu uma única partida como mandante, logo a sua primeira, no Pacaembu, em meio à crise do Palmeiras: 2 a 1 para o Red Bull, em 24 de março. Depois, só vitórias. 11 vitórias (três no Municipal e oito na arena). A sequência é tão expressiva a ponto de estar a uma vitória da última grande série do Verdão como mandante (12), obtida pela máquina de 1996. O time de Cuca marcou 30 gols e sofreu apenas quatro (três num único jogo, contra o Grêmio - um deles estava em claro impedimento) nas 11 vitórias. Ao todo, são 31 gols a favor e seis contra com o treinador em casa desde março.

O Palmeiras está criando uma identidade como mandante. A torcida vai junto, com alta média de 30.326 pagantes por jogo no Nacional. Resta se acertar quando sai de São Paulo e do Allianz Parque (uma vitória, um empate e três derrotas no Brasileirão). Não dá para imaginar o Verdão terminando o campeonato 100% em casa e justamente por conta disso é necessário somar mais pontos fora. Por enquanto, os vacilos como visitante foram compensados: é o líder, com 25 pontos em 12 jogos (o Alviverde foi mandante sete vezes nesta primeira parte do torneio). Em casa, até aqui, é digno de aplausos.