Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Cria do Palmeiras exalta trabalho de motivação feito por Abel Ferreira

De vez no elenco profissional, Naves é a quarta opção da zaga palmeirense e admite que deve ganhar rodagem a partir de abril

Naves é uma das Crias da Academia que o Palmeiras aposta (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)
Escrito por

Quarta opção da zaga do Palmeiras, o garoto Naves jogou apenas uma vez nesta temporada, mas não é por isso que ele deixa de estar motivado. E isso faz parte do trabalho mental que o técnico Abel Ferreira faz para que todo o elenco se mantenha focado.

- O Abel é um cara muito inteligente nas atitudes que ele tem. Tudo que ele está fazendo é para o nosso bem. Ele vai nos colocar no tempo certo e, consequentemente, temos de dar a resposta. No dia a dia, temos trabalhado para que isso se concretize - disse a prata da casa à comunicação do clube.

+ Cruzeiro trocou de raposa: e como seria se os clubes brasileiros tivessem mascotes criados por inteligência artificial?

Atrás de Luan e da dupla de zaga titular, formada pelo capitão Gustavo Gómez e também por Murilo, Naves acredita que a partir de abril, quando a quantidade de jogos vai se intensificar, ele ganhará mais chances.

- Luan, Murilo e Gómez são referências na posição, são companheiros de equipe que levarei para sempre. Dão conselhos no dia a dia, agregam muito na minha carreira - afirma Naves.

Além das finais do Paulistão, o próximo mês também terá o início da Libertadores, Brasileirão e a entrada palmeirense na Copa do Brasil, na terceira fase.

- Temos conversado que, a partir do mês de abril, as oportunidades devem aparecer e temos de corresponder - confidenciou o defensor.

Naves formou zaga do Palmeiras com o capitão Gómez contra o Santos, em 2022 (Foto: Cesar Greco)

Com a saída do chileno Kusevic, no início do ano, o Palmeiras não foi ao mercado para repor apostando justamente que Naves pode ser esse atleta.

O garoto, de 20 anos, chegou ao Verdão em 2017, para integrar o sub-17 palmeirense. Natural de Santos, o zagueiro passou pela base de Santos e Portuguesa Santista antes de subir a serra. Em cinco temporadas vestindo a camisa do Palmeiras em categorias inferiores, ele acumulou títulos: Copa do Brasil (2019), Supercopa do Brasil (2019) e Mundial de Clubes pelo sub-17 (2019), Paulistão (2021), Copa do Brasil (2022) e Campeonato Brasileiro (2022) pelo sub-20, e a então inédita Copa São Paulo de Futebol Júnior, no ano passado.

+ O Palmeiras fará a final do Paulistão com o Água Santa! Simule quem ganhará o título

- Já subimos da base assim, ganhando títulos. Poder ganhar títulos no Profissional é um privilégio maior ainda. Tenho certeza de que muitos gostariam de estar no meu lugar - pontuou o zagueiro.

Naves com os demais atletas que conquistaram a primeira Copinha pelo Verdão (Foto: Cesar Greco)

Agregado ao profissional, o jogador fez parte das conquistas do Paulistão e do Brasileirão em 2022. No Estadual, o atleta foi relacionado somente para uma partida, mas não entrou - o empate com o Bragantino pela última rodada da primeira fase. Já na competição nacional, ele foi convocado em nove partidas e entrou em duas, contra Juventude e Santos, ambas no primeiro turno.

Naves também chegou a ser lembrado por Abel Ferreira em partidas da Copa do Brasil e Libertadores, campeonato em que o Verdão não foi campeão. Nessas competições, no entanto, o defensor não saiu do banco de reservas nas oportunidades que teve de figurar entre os relacionados.

+ O Palmeiras vai contratar? Fique ligado no mercado da bola do LANCE!

A estreia de Naves pelo ‘time de cima’, no entanto, foi na temporada de 2021. Ele foi titular e atuou 90 minutos nas duas partidas em que o Palmeiras jogou após ser campeão da Libertadores, em Montevidéu, contra Atlético-PR e Ceará. Na ocasião, a equipe alviverde atuou com os garotos do sub-20 nos dois últimos jogos do Brasileirão.

Nesta temporada, o zagueiro foi definitivamente integrado ao plantel profissional palmeirense e já tem um título: a Supercopa do Brasil, contra o Flamengo, em fevereiro. Na partida única, disputada no Mané Garrincha, em Brasília, o garoto ficou somente entre os reservas.