Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Palmeiras copeiro: metade do elenco tem experiência em Libertadores

Dos 30 inscritos pelo clube para a fase de grupos da competição sul-americana, 14 já a disputaram alguma vez na carreira. Quatro já foram campeões

Alecssandro, Dracena, Arouca e Robinho já foram campeões da Libertadores (FOTOS: Arquivo L!)
Escrito por

O Palmeiras começa às 21h45 desta terça-feira, contra o River Plate (URU), em Maldonado, a batalha para levantar a Copa Libertadores pela segunda vez em sua história - a primeira foi em 1999. Dos 30 inscritos pelo clube para a fase de grupos, 14 têm alguma experiência no torneio continental e quatro já sentiram o sabor do título. Um elenco cascudo, montado justamente para conquistar esta taça.

O maior vencedor do grupo começará a competição no banco de reservas. Trata-se do atacante Alecsandro, campeão pelo Internacional em 2010 e pelo Atlético-MG em 2013, e que também disputou as edições de 2012, pelo Vasco, e 2014, pelo Flamengo.

Os outros campeões são todos ex-santistas: o zagueiro Edu Dracena e o volante Arouca foram titulares absolutos na campanha vitoriosa de 2011, enquanto o meia Robinho, que à época era chamado de Robson, foi inscrito para a primeira fase e depois trocado por Felipe Anderson sem ter feito sequer uma partida.

O goleiro Fernando Prass e o meia Cleiton Xavier são os únicos do elenco que já vestiram a camisa do Palmeiras em Libertadores. O primeiro foi titular em 2013, na última participação do clube, enquanto o camisa 10 marcou três gols na campanha de 2009, incluindo aquele histórico contra o Colo-Colo – cujo destaque à época era o atacante Barrios.


Além de Prass, Cleiton Xavier, Barrios, Dracena, Arouca, Robinho e Alecsandro, os "veteranos" do grupo são Lucas, Gabriel, Zé Roberto, Egídio, Jean, Allione e Dudu.

A lista também tem estreantes, como o já experiente Rafael Marques e jovens revelados na base do Verdão. Este é o caso do zagueiro Nathan, talvez a principal surpresa entre os 30: sem espaço com o treinador e fora da maioria dos coletivos da temporada, ele chegou a acertar sua transferência por empréstimo ao Bahia, mas a diretoria brecou o negócio na última sexta-feira avisando que o inscreveria na vaga de Leandro Almeida, antes o substituto imediato dos dois titulares da defesa. De acordo com o clube, Leandro sentiu uma lesão no fim da semana passada, mas sua falha contra o São Bento pesou na decisão.

O HISTÓRICO DE CADA INSCRITO:

1 - FERNANDO PRASS
Goleiro foi titular do Coritiba, em 2004, do Vasco, em 2012, e do Palmeiras, em 2013. Com os cariocas, foi mais longe: caiu nas quartas de final para o Corinthians.

25 - VAGNER
Goleiro chegou este ano e imediatamente assumiu a reserva imediata de Fernando Prass, mas ainda não estreou. Aos 26 anos, nunca jogou a Libertadores antes.

24 - VINICIUS SILVESTRE
Goleiro foi inscrito porque Jailson segue em recuperação de cirurgia no tendão. Revelado pelo clube, ainda não disputou a Libertadores e nem sequer estreou como profissional.

2 - LUCAS
Lateral-direito começou a Libertadores de 2014 na reserva de Edilson, no Botafogo. Tomou a vaga durante a competição, mas não salvou o time, que caiu na fase de grupos.

22 - JOÃO PEDRO
Reserva imediato de Lucas, lateral-direito é cria da base palmeirense e ainda não tinha disputado a competição na carreira. Mais um que estreia nesta temporada.

11 - ZÉ ROBERTO
Conquistar a Libertadores é o último objetivo da carreira do veterano: jogou em 2007, pelo Santos, e em 2013 e 2014, pelo Grêmio. Pelo Peixe, foi destaque e parou na semi.

6 - EGÍDIO
Lateral-esquerdo já disputou a competição em três oportunidades: em 2007, pelo Paraná, em 2008, pelo Flamengo, e em 2014, pelo Cruzeiro. Reserva de Zé.

16 - VICTOR LUIS
Emprestado ao Ceará no ano passado, lateral-esquerdo não foi inscrito no Paulistão, mas conseguiu espaço na Libertadores e fará sua estreia na competição continental.

3 - EDU DRACENA
Capitão do Santos campeão em 2011, foi até a semifinal do ano seguinte com o Peixe. Já havia disputado a edição de 2004 pelo Cruzeiro, também como titular. Foi reserva no ano passado, no Corinthians.

13 - 
ROGER CARVALHO
Zagueiro estava no São Paulo em 2013, ano em que o clube disputou a Libertadores, mas recuperava-se de lesão e não foi inscrito no torneio. É, portanto, estreante.

15 - NATHAN
Zagueiro de 20 anos é a maior surpresa da lista: nem treinava com o elenco e seria emprestado ao Bahia, mas tomou a vaga de Leandro Almeida de última hora.

4 - VITOR HUGO
Ao lado de Gabriel Jesus, é o único titular que nunca disputou a Libertadores antes. Zagueiro de 24 anos chegou em 2015 e é titular absoluto da equipe desde o início de sua passagem.

23 - THIAGO MARTINS
Zagueiro está de volta ao Palmeiras após uma temporada emprestado ao Paysandu e é promessa para o futuro. Nunca jogou a Libertadores antes e é mais um estreante.

18 - GABRIEL
Volante foi titular do Botafogo na Libertadores de 2014, quando o clube caiu na primeira fase. Está em fase final de recuperação de cirurgia no joelho esquerdo.

5 - AROUCA
Volante foi campeão pelo Santos, em 2011, e chegou à semi de 2012, também no Peixe. Já havia sido finalista com o Fluminense, em 2008, como titular. Em 2009, fez três jogos pelo São Paulo.

28 - RODRIGO
Volante revelado pelo Goiás não seria inscrito na competição, mas ganhou espaço com a lesão de Moisés. Fará sua primeira participação na Libertadores.

17 - JEAN
Volante de 29 anos é um dos mais experientes do elenco: jogou a Libertadores em 2009 e 2010, pelo São Paulo, e em 2012 e 2013, pelo Fluminense. Em todas elas, foi titular.

26 - MATHEUS SALES
Revelado na base do Verdão, foi promovido no segundo semestre do ano passado e fará sua estreia na Libertadores. Soma apenas dez jogos como profissional no clube.

21 - THIAGO SANTOS
Volante passou por clubes menores, como Linense e América-MG, antes de ser contratado pelo Palmeiras no meio do ano passado. É estreante em Libertadores.

27 - ROBINHO
Meia foi campeão da Libertadores pelo Santos, em 2011, mas sem jogar. Foi inscrito na primeira fase e depois substituído por Felipe Anderson na relação.

10 - CLEITON XAVIER
Meia disputou os 12 jogos do Palmeiras na Libertadores de 2009 e marcou três gols. Sete anos depois, voltará a vestir a camisa 10 do clube. Está lesionado neste momento.

30 - RÉGIS
Meia de 23 anos é outro que fará sua estreia na competição. Em sua passagem pelo rival São Paulo, não chegou a ser inscrito na competição. Por opção técnica, não foi ao Uruguai.

20 - ALLIONE
Embora tenha só 21 anos, já jogou a Libertadores duas vezes, ambas a serviço do Vélez Sarsfield: em 2013 e em 2014, ano em que se transferiu para o Palmeiras no segundo semestre.

7 - DUDU
Disputou a Libertadores em 2011, pelo Cruzeiro, e em 2014, pelo Grêmio. Caiu nas oitavas em ambas, contra Once Caldas (COL) e San Lorenzo (ARG). Hoje é destaque do Palmeiras.

12 - GABRIEL JESUS
Jovem atacante de 18 anos foi a principal revelação do clube no ano passado e nesta temporada fará sua primeira participação em Copas Libertadores. Ficou com a camisa 12.

8 - BARRIOS
Atacante estava no Cobreloa em 2007, quando o clube chileno caiu para o Paraná na fase preliminar. Jogou as edições de 2008 e 2009 pelo Colo-Colo, caindo na fase de grupos.

9 - CRISTALDO
Atacante argentino estava no Vélez Sarsfield em 2010, ano em que o clube de Liniers disputou a competição continental, mas uma lesão o impediu de participar do torneio.

19 - RAFAEL MARQUES
Apesar de já ser experiente, atacante de 32 anos fará sua estreia em Libertadores. Em 2014, foi vendido pelo Botafogo às vésperas da estreia no torneio continental.

29 - ALECSANDRO
É o maior especialista em Libertadores no elenco: foi campeão pelo Internacional em 2010 e pelo Galo em 2013. Também disputou as edições de 2012, pelo Vasco, e de 2014, pelo Flamengo.

14 - 
ERIK
Jovem de 21 anos foi revelado pelo Goiás e nunca disputou a Copa Libertadores da América. Chegou ao Palmeiras neste ano e viajou com o time para o Uruguai. Deve ficar no banco.