Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com Luxa, Verdão mantém plano de reformulação, time ofensivo e jovem

Ainda que Jorge Sampaoli tivesse sido o primeiro procurado, o técnico de 67 anos de idade é visto no Palmeiras como um profissional alinhado com as mudanças para 2020

Vanderlei Luxemburgo acertou por duas temporadas com o Palmeiras (Foto: Celso Pupo/Lancepress!)
Escrito por

Ainda que Vanderlei Luxemburgo e Jorge Sampaoli tenham perfis bem diferentes, o Palmeiras entende que conseguirá com o ídolo implementar as mudanças traçadas quando negociava com o técnico argentino. O projeto na Academia de Futebol ainda tem como prioridade a reformulação do elenco, o uso maior da base e uma equipe ofensiva.

Diante da transição para uma gestão mais descentralizada no futebol, pessoas no clube consideram que o técnico será mais uma parte da engrenagem. A avaliação foi semelhante quando acertou com o diretor de futebol Anderson Barros. A meta é que nem o executivo nem o treinador tenham plenos poderes a partir de 2020.

Já há um comitê gestor com membros da diretoria estatutária trabalhando junto de Maurício Galiotte. A partir das contratações de Barros e Luxemburgo, a preocupação no Palmeiras passa a ser a montagem do grupo para a temporada que vem. A movimentação na janela deve ser menos intensa que nos últimos anos, tendo como propósito a busca por jogadores que resolvam e casem com um estilo de jogo mais agressivo.

No domingo, o novo técnico já começou a falar sobre as diretrizes para 2020 com o presidente. Após ser homenageado no Tocantins, terça, Luxa deve intensificar nesta quarta os trabalhos na busca por novos atletas e saídas de outros, já com o novo diretor de futebol.

Depois de acumular um déficit parcial de R$ 36 milhões no ano, o Verdão planeja realizar vendas neste fim de temporada. O clube entende que um dos motivos para estar no vermelho foi a decisão de manter todo o elenco campeão brasileiro, mesmo com ofertas robustas do exterior, como por Gustavo Gómez e Dudu.

A intenção para 2020 ainda é manter atletas deste nível, considerados alicerces do elenco, mas fazer caixa com jogadores como Borja e Deyverson. Com a negociação de atletas já em fim de ciclo e a promoção de garotos da base, a ideia no Palmeiras é ter um gasto menor com o elenco sem prejuízo técnico.

No Vasco, Luxemburgo promoveu garotos como Bruno Gomes, Gabriel Pec e, principalmente, Thalles Magno. O Palmeiras, para 2020, anunciou as promoções de Esteves, Gabriel Menino, Patrick de Paula, Angulo e Veron, que já atuou no profissional e fez dois gols.

A apresentação de Vanderlei Luxemburgo ainda não está confirmada, mas deve acontecer no fim da semana, pois Maurício Galiotte viajou ao Paraguai, onde ocorrerá o sorteio dos grupos da Copa Libertadores. O Verdão é um dos cabeças de chave da competição.