Núm3ros da bol4

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Corinthians é o time que mais ‘comprou gols’ para 2019; Flamengo se aproxima

Reforços do Timão marcaram 50 gols em 2018; com Gabigol e Arrascaeta, Fla encosta

Boselli marcou 24 gols em 2018 (Daniel Augusto Jr)
Escrito por

Com 827 gols marcados em 380 partidas disputadas - 2,18 g/j -, o Brasileirão 2018 teve a pior média de bolas na rede desde 1990 - 1,89 g/j. E isso parece ter mexido com alguns dos principais clubes da Série A, que foram atrás de artilheiros para reforçar as suas equipes. Nomes como Gabigol, Pablo, Arthur Cabral e Neilton, que se destacaram na última temporada, mudaram de camisa em 2019. Do exterior, chegam ainda Mauro Boselli, ex-Léon, do México, e Yony Gonzalez, ex-Junior Barranquilla, da Colômbia, que também fizeram um bom ano. Após boa Série B, Ferrareis, ex-Figueirense, Gustavo Paredes, ex-Coritiba, e André Luís, ex-Ponte Preta, também ganharão uma chance na elite do futebol nacional.

Até o momento, o clube que mais 'comprou gols' para 2019 foi o Corinthians. Somados, os sete reforços anunciados até agora estufaram as redes 50 vezes no último ano. Destaque para Boselli, autor de 24. Quem subiu no ranking nos últimos dias foi o Flamengo. Com as chegadas de Gabigol, artilheiro do Brasil em 2018, e Arrascaeta, principal goleador do Cruzeiro, a equipe passou a ter a maior média, com três contratações que totalizaram 46 tentos na última temporada. Confira o ranking com os números dos reforços dos 12 principais clubes do país:

1º - CORINTHIANS - 50 GOLS

Boselli estava no León (Divulgação)

Dos 50 gols marcados pelos reforços do Corinthians em 2018, quase metade foi anotado por Boselli. O novo artilheiro corintiano balançou as redes 24 vezes no último ano vestindo a camisa do León, do México, dez a mais​ que André Luís, outro contratado que fez uma boa temporada atuando por Cianorte e Ponte Preta.

Os meias Richard, Sornoza e Ramiro, com 4 tentos cada, completam a lista de gols das novidades do Alvinegro, já que Michel Macedo e Gustavo Mosquito não balançaram as redes. 

2º - INTERNACIONAL - 49 GOLS

Neilton foi o 4º maior goleador do Brasil (Foto: Ricardo Duarte)

Com cinco reforços confirmados até o momento, o Internacional é o segundo clube que mais 'comprou gols' para 2019. Além de Neilton, quarto maior artilheiro do Brasil em 2018 com 21 gols, o time apostou no jovem Guilherme Parede, revelação do Coritiba, que marcou 12 vezes na temporada e no retorno do ídolo Rafael Sóbis, que balançou as rede sete vezes com a camisa do Cruzeiro no último ano.

O Inter trouxe ainda para o seu elenco dois volantes. Um deles, autor de oito gols na temporada: Rodrigo Lindoso. O  meia foi um dos destaques do Botafogo no último ano, e chega ao Colorado envolvido na negociação que levou Alex Santana para o Glorioso. Matheus Galdezani, que marcou uma vez pelo Atlético Mineiro, é outro que chega ao Sul.

3º - PALMEIRAS - 46 GOLS

Arthur Cabral foi uma das revelações de 2018 (Reprodução)

Campeão brasileiro em 2018, o Palmeiras não se conteve apenas manter o elenco vitorioso da última temporada e foi atrás de reforços. O Alviverde já anunciou a chegada de cinco novos nomes para 2019: Arthur Cabral, Zé Rafael, Carlos Eduardo, Felipe Pires e Matheus Fernandes.

Do quinteto, quem mais vezes estufou as redes na última temporada foi o centroavante Arthur. Pelo Ceará, o atacante marcou 24 vezes, terminando 2018 como o segundo maior artilheiro do país, atrás apenas de Gabigol. Zé Rafael, com 13, também viveu um bom momento. Carlos Eduardo, seis vezes, Felipe Pires, duas, e Matheus, uma, também marcaram.

4º - FLAMENGO - 44 GOLS

Arrascaeta foi o artilheiro do Cruzeiro em 2018 Arte: Lance!

O Flamengo pode não aparecer no top 3 do ranking, mas é o clube que contratou mais gols em média. Com apenas três reforços confirmados até o momento, o Rubro-Negro já trouxe para o seu elenco 44 gols marcados em 2018.

Nesta terça-feira, de uma só vez, o clube acertou as chegadas de Gabigol, artilheiro do Brasil em 2018 com 27 gols, atuando pelo Santos, e o ex-cruzeirense Arrascaeta, 11º no ranking de goleador do último ano com 15 tentos. Eles se juntam ao zagueiro Rodrigo Caio, ex-São Paulo, autor de dois gols.

5º - SÃO PAULO - 29 GOLS

Pablo viveu sua melhor temporada em 2018 (Divulgação)

Mesmo já contando em seu elenco com nomes de peso como Nenê e Diego Souza, o São Paulo foi atrás de novos reforços para o setor ofensivo. Além de repatriar o ídolo Hernanes, que marcou 4 vezes em 2018 com a camisa do Fortune, da China, o clube trouxe também Pablo e Biro Biro para o ataque.

Jogando com a camisa do Athlético, Pablo foi o 7º maior artilheiro do Brasil no último ano com 18 tentos. Com cinco gols em apenas 11 jogos pelo Shanghai, também chinês, Biro Biro também fez boa temporada. O lateral-direito Igor Vinícius é outro que estufou as redes, marcando duas vezes pela Ponte Preta. Willian Farias e Léo Pelé passaram em branco.

6º - VASCO - 21 GOLS

Ribamar fez 6 gols em 2018 (Divulgação)

Mesmo contratando mais jogadores para o setor defensivo do que de ataque, o Vasco aparece bem colocado no ranking de gols marcados por seus reforços em 2018. Os oito anunciados até o momento estufaram as redes em 21 oportunidades, com destaque para Ribamar, autor de seis tentos.

Curiosamente, Bruno César, principal nome a chegar em São Januário, não marcou. Vindo de uma temporada de lesão pelo Sporting, o camisa 10 pouco atuou na temporada. Em contrapartida, Yan Sasse, jovem vindo do Coritiba, marcou cinco vezes. Os laterais Danilo Barcelos, com 4, e Cláudio Winck, com 3, também foram bem. Fellipe Bastos, Cáceres e Lucas Mineiro, com um gol cada, completam a lista.

 7º - FLUMINENSE - 18 GOLS

Yony González é a esperança de gols do Flu para 2019 (Divulgação/FFC)

Com Pedro machucado e as saídas de Marcos Júnior e Sornoza, o Fluminense começa 2019 com Yony González como esperança de gols. O colombiano foi um dos destaques do Junior Barranquilla na última temporada, marcando 11 gols em 51 jogos.

Quem também chega em alta é Mateus Gonçalves. Apesar da queda do Sport, o atacante foi bem nas partidas finais do time, marcando 3 gols no Brasileirão. No ano, foram 5 - atuou pelo Tijuana, do México, no 1º semestre. Bruno Silva, com dois tentos pelo Cruzeiro, completa a lista, já que Matheus Ferraz, Ezequiel e Luiz Felipe não anotaram gols em 2018.

8º - ATLÉTICO MINEIRO - 13 GOLS

Igor Rabello fez 5 gols em 2018 (Divulgação)

Com Ricardo Oliveira, Cazares e Chará garantidos para 2019, o Atlético Mineiro se preocupou em reforçar o sistema defensivo. Por conta disso, até o momento, aparece mal posicionado no ranking. O clube tem quatro reforços anunciados até agora: dois zagueiros, um lateral e um volante.

No entanto, um dos defensores trazidos teve um bom desempenho em 2018. Pelo Botafogo, Igor Rabello marcou 5 gols na temporada, um a mais que Guga, destaque do Avaí na Série B, e dois a mais que Réver, que retorna ao Galo. O volante Jair, outro que surgiu bem no ano, marcou duas vezes pelo Sport. 

9º - BOTAFOGO - 12 GOLS

Alex Santana se destacou no Paraná (Foto: Reprodução/Twitter)

Com dificuldades para definir seu ataque em 2018, o Botafogo parece que enfrentará o mesmo problema este ano. Com apenas quatro reforços anunciados até o momento, o clube, que perdeu Erik, ainda não contratou para o setor. 

Dos novos reforços, quem marcou mais gols na última temporada foi Gustavo Ferrareis. Atuando pelo Figueirense, o meia balançou as redes 8 vezes. Alex Santana, que defendeu o Paraná, fez quatro, enquanto que o zagueiro Gabriel e o volante Alan Santos passaram em branco.  

10º - CRUZEIRO - 4 GOLS

Jadson é um dos dois reforços do Cruzeiro (Cruzeiro)

Sem Arrascaeta e Rafael Sóbis para a temporada, o Cruzeiro tem tido uma movimentação discreta no mercado até agora. Por enquanto, apenas o volante Jádson, ex-Fluminense, e o lateral Orejuela, ex-Ajax, estão confirmados como reforços do clube para 2019.

Da dupla, Jádson foi quem mais vezes marcou no último ano. Com a camisa do Tricolor Carioca, o jogador de 25 anos anotou 3 gols, enquanto que o colombiano marcou somente uma vez. 

11º - GRÊMIO - 1 GOL

Montoya é uma das poucas novidades do Grêmio (Lucas Uebel)

Com praticamente toda a base de 2018 mantida para este ano, somente com as saídas de Marcelo Grohe e Ramiro, o Grêmio é mais um dos grandes times que tem se movimentado pouco até o momento. O clube gaúcho anunciou apenas três novidades para 2019: o goleiro Júlio César, ex-Fluminense, o volante Rômulo, ex-Flamengo, e o meia Walter Montoya, ex-Cruz Azul.

Do trio contratado, o único que estufou as redes no ano passado foi o argentino. E isso aconeteceu em março. Em 27 jogos pelo Cruz Azul na temporada, Montoya anotou apenas um gol. 

12º - SANTOS - 0 GOLS

Sampaoli é o único reforço do Santos (Foto: Ivan Storti/Santos)

Único dos chamados 12 grandes a não ter anunciado nenhum reforço para dentro do campo em 2019 - a única novidade é o técnico Jorge Sampaoli -, o Santos ainda se movimenta em busca de contratações.

Sem seu artilheiro de 2018, Gabigol, que acertou com o Flamengo, o Peixe começa a temporada 'perdendo' muitos gols e ainda sem reposição. Gigliotti, um dos desejos do Santos, acertou com o Toluca, e agora o clube segue em busca de um novo goleador.