Núm3ros da bol4

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Combinados, Sornoza e Jadson criaram mais de 100 chances de gol no último Brasileirão

Dupla de meias pode ser titular com Carille

Sornoza é um dos reforços do Corinthians para 2019 (Divulgação/Corinthians)
Escrito por

Cássio, Fagner, Pedro Henrique, Henrique e Danilo Avelar; Richard e Ramiro; André Luis, Jadson e Sornoza; Gustavo. Foi com esse time titular que Fabio Carille iniciou o coletivo desta sexta-feira no Corinthians. Uma mudança drástica em relação ao que terminou a última temporada, com quatro reforços sendo testados na equipe e mais a entrada de Gustagol, centroavante que retorna após empréstimo ao Fortaleza. No meio, apenas Jadson foi mantido.

Um sinal de que o treinador deve fazer alterações num dos pontos falhos do time no ano: a criação. No Brasileirão 2018, o Corinthians teve a 3ª pior marca de assistências para finalização no campeonato, segundo dados do Footstats, com apenas 284 dos arremates nascendo de passes entre os jogadores. Apenas Chapecoense (276) e América Mineiro (270) criaram menos. Números que contribuíram para que o Alvinegro terminasse o campeonato como o segundo que menos arriscou finalizações, com 368 tentativas, e o 6º ataque menos produtivo.

Individualmente, em 2018, Jadson foi o único a assumir o papel de criação no time. Das 284 assistências, o camisa 10 foi responsável por 52 delas (18,3% do total) , a 7ª maior marca de um jogador na competição. O lateral -direito Fagner, com 23, é quem aparece em segundo. Entre os outros homens de frente, Romero, com apenas 15, é o mais bem colocado no ranking, depois do meia.

Para 2019, porém, o apoiador terá a companhia de Sornoza. Apesar de um ano com altos e baixos pelo Fluminense, o equatoriano terminou o Brasileiro como o 6º jogador que mais criou oportunidades de gol, ficando logo à frente de Jadson, com 54 assistências para finalização. Somada, então, a nova dupla de meias corintianos serviu seus companheiros 106 vezes. Os dois ficam atrás apenas de Diego e Éverton Ribeiro, do Flamengo, que somaram 112 passes, e Dudu e Lucas Lima, do Palmeiras, com 109. Não à toa, vices e campeões, respectivamente, do campeonato.

Pouco efetivo em 2018, o Corinthians ganha novas opções ofensivas para 2019.