Núm3ros da bol4

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com Rafinha no Flamengo, Brasileirão passará a ter três campeões de Champions

Lateral está muito próximo de ser anunciado oficialmente como reforço do Flamengo

Rafinha está próximo do Flamengo (Arte: Marina Cardoso/Lance!)
Escrito por

A Champions League é inegavelmente a maior competição de clubes do mundo. O sonho de consumo de dez entre dez jogadores de futebol - e milhões de torcedores. Poucos, no entanto, a conquistam durante suas carreiras. No atual Campeonato Brasileiro, por exemplo, dos 455 atletas que já entraram em campo, apenas dois se sagraram campeões da Europa. O terceiro deve pintar em breve, no Flamengo: o lateral-direito Rafinha.

Campeão com o Bayern de Munique, da Alemanha, na temporada 2012/2013, o experiente jogador de 33 anos está muito próximo de ser anunciado pelo clube da Gávea. Caso a negociação se concretize, Rafinha entrará para o seleto grupo de vencedores da competição continental que estão atualmente atuando na Série A.

A lista conta até o momento apenas com Maxi López, do Vasco, que fez parte do elenco do Barcelona no vitorioso ano de 2005/2006, jogando ao lado de Xavi, Iniesta, Ronaldinho Gaúcho, Eto'o e Deco, e Ricardo Oliveira, atacante do Atlético Mineiro, campeão na temporada seguinte, vestindo a camisa do Milan. O artilheiro do Galo não disputou a decisão contra o Liverpool - assim como o argentino no Barça -, mas atuou em quatro partidas da campanha e marcou um gol.

E não é apenas a 1º divisão que conta com campeões europeus. O também lateral-direito Maicon, campeão com a Inter de Milão em 2009/2010, segue em atividade aos 37 anos de idade, defendendo as cores do Criciúma na Série B. Seu companheiro de defesa no título, o zagueiro Lúcio, é outro que está na lista. Aos 41 anos, o zagueiro é titular do Brasiliense na disputa da Série D.

Atuando na Europa desde 2005, Rafinha venceu ainda um Mundial de Clubes, uma Supercopa Europeia, três Copas da Alemanha, três Supercopas e sete vezes o campeonato alemão. No currículo, faltam Libertadores e Brasileiro, os grandes objetivos do Flamengo em 2019.