Núm3ros da bol4

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Além dos gols: como Marrony se tornou fundamental no Vasco

Atacante de 20 anos é o artilheiro do time na temporada e lidera outros fundamentos

Marrony renovou com o Vasco até 2023 (Paulo Sérgio/Agência F8)
Escrito por

Desde que a bola é redonda e o gol retangular que espera-se gols de um atacante. É o objetivo mais óbvio e natural da posição. No entanto, é cada vez mais cobrado do jogador também uma participação mais efetiva sem a bola. De preferência, sem que se abra mão da eficiência ofensiva. E é aí que Marrony tem se destacado.

Artilheiro do Vasco na temporada com quatro gols marcados, tendo ainda contribuído com uma assistência e um pênalti sofrido - o decisivo, contra o Juazeirense, que manteve a equipe na Copa do Brasil -, o jovem de apenas 20 anos é também o líder de desarmes do time na temporada com 12 roubos de bola, 11 apenas no Estadual. Entre os atacantes do Carioca, é o que mais desarmou, junto com Everaldo, do Fluminense, porém, com um jogo a menos que o tricolor - 6x7.

A participação defensiva de Marrony, que muitas vezes alterna de lado com Pikachu mas que tem no lado direito o seu setor predileto, tem sido fundamental para o bom funcionamento da equipe de Alberto Valentim. Pressionando mais os laterais adversários, o Cruzmaltino tem tido mais facilidade para frear o jogo aéreo adversário, um dos problemas em 2018.

Apesar de ser o time que mais cede cruzamentos no Carioca, com 151 tentativas, dá ao rival um baixo aproveitamento no fundamento, permitindo completar apenas 19,9% dos levantamentos, a segunda melhor marca ficando atrás apenas do Fluminense, de acordo com números do Footstats. Um dado que ajuda a explicar o fato da equipe ter sofrido apenas quatro gols em oito jogos disputados no ano, somente um de cabeça - de João Carlos, do Volta Redonda.

Alto, rápido, jovem, goleador e participativo também sem a bola, Marrony surge neste início de 2019 não apenas como um destaque do Vasco, mas do futebol brasileiro. Com qualidades individuais, é um jogador que tem contribuído bastante também para o coletivo, se tornando fundamental para o time de Valentim neste início de temporada.

MARRONY EM 2019
-Dados do Footstats

7 jogos
4 gols
1 passe para gol
​9 assistências para finalização
​8 finalizações certas
4 finalizações erradas
3 dribles certos
12 desarmes certos