Mark Cuban, proprietário minoritário do Dallas Mavericks, criticou a participação de atletas da NBA nos Jogos Olímpicos. Ademais, ainda sugeriu que a seleção dos Estados Unidos convoque apenas jogadores com menos de 21 anos para competições olímpicas. Em entrevista à "Rádio SiriusXM", nesta segunda-feira (14), o empresário expressou preocupação com os riscos de lesões que o torneio pode causar aos jogadores.
➡️ Dallas Mavericks ‘dispensa’ Cooper Flagg da NBA Summer League
— Odeio as Olimpíadas. Eu reclamava disso toda vez que os jogadores da NBA vão para os Jogos Olímpicos. Enquanto isso, a NBC está ganhando bilhões, certo? O COI está ganhando bilhões. Até a FIBA está ganhando muito. Além disso, esses caras vão jogar de graça e assumindo todo o risco de lesões. Até agora, não houve lesões sérias, mas se há um agente livre que se machuca, ele não vai conseguir jogar — afirmou Cuban.
As declarações do empresário ocorrem após uma temporada em que importantes jogadores da NBA que participaram das Olimpíadas de Paris em 2024 sofreram lesões. A seleção norte-americana conquistou a medalha de ouro sem perder atletas durante os Jogos, mas vários nomes enfrentaram problemas físicos ao longo da temporada regular.
Jayson Tatum sofreu ruptura do tendão de Aquiles durante os playoffs. Tyrese Haliburton teve lesão idêntica no Jogo 7 das Finais. Joel Embiid enfrentou problemas no joelho durante toda a temporada 2024/25, o que limitou sua participação a apenas 19 partidas.
Como solução, Cuban propõe um modelo semelhante ao adotado no futebol para as competições olímpicas. Apesar disso, o empresário reconhece que existem obstáculos contratuais para implementar sua proposta.
— Vocês sabem que no futebol, para as Olimpíadas, são 21 anos ou menos, 22 anos ou menos, seja lá o que for. E aí eles dominam a Copa do Mundo, que é um evento maior. Então, peço que façam a mesma coisa e deixem os atletas 21 anos ou menos jogarem as Olimpíadas. Depois, criem nossa própria Copa do Mundo, em vez do Jogo das Estrelas — explicou Mark, que completou:
— Há esse contrato com a FIBA. Mas, esse contrato vai expirar e a NBA não disse nada até agora. Os times apenas assinaram uma extensão com a federação. Então, quanto dinheiro está envolvido nisso, né? Poderíamos ser quase tão grandes quanto a Copa do Mundo de futebol, que é considerada maior que as Olimpíadas. Os jogadores ganhariam muito mais dinheiro com isso, mas Adam Silver (comissário da liga) não topou. Por isso, inclusive, vendi parte do Mavericks.
A NBA permite que seus jogadores representem suas seleções nacionais nas competições olímpicas, que acontecem a cada quatro anos. Ainda não há informações se a proposta de Cuban será considerada pela NBA ou pela FIBA, nem quando o atual contrato entre as entidades expirará.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte