Mundial de Clubes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Mundial de Clubes da FIFA: conheça a história da criação e suas edições

FIFA considera os títulos a partir da Copa Intercontinental de 1960; formato do Mundial de Clubes organizado pela federação se iniciou em 2005

Equipe do Real Madrid com o título da Copa Intercontinental em evidência (Foto: Reprodução/Twitter)
Escrito por

A competição mais aguardada entre os brasileiros chegou. O Mundial de Clubes da FIFA iniciou nesta terça-feira (12), com o duelo entre Al-Ittihad e Auckland City, que terminou com a vitória por 3 a 0 do clube saudita, anfitrião do torneio. Na edição deste ano, além dos times citados, ainda teremos o Fluminense, campeão da Libertadores e o Manchester City, vencedor da Champions League.

Todos os torneiros têm um início e edições emblemáticas, e não é diferente no Mundial. Pensando nisso, o Lance! apresenta a história da competição que junta os campeões de cada parte do continente.

➡️ Tudo sobre o Tricolor agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Fluminense

INÍCIO

O Mundial de Clubes começou, de acordo com a FIFA, em 1960. Na época, iniciou-se a Copa Intercontinental de Clubes, na qual disputavam, os campeões da Champions League e da Libertadores da América. O Real Madrid se sagrou o primeiro campeão da competição. O formato da competição, com apenas uma partida, durou até 2004.

A Champions League foi criada em 1956, com títulos consecutivos do time merengue até 1960. A Libertadores foi disputada pela primeira vez em 1960, com conquista do Peñarol, do Uruguai. Portanto, com a decisão de realizar um confronto que determinasse o "melhor time do mundo", foi inaugurada a Copa Intercontinental. Os merengues venceram por 5 a 1.

➡️Fluminense chega na Arábia Saudita para a disputa do Mundial de Clubes

NOVO FORMATO

Em 2005, a FIFA iniciou um novo modelo de competição, no qual campeões das competições continentais de diferentes continentes, além de um representante do país-sede, disputavam o troféu internacional. Por serem considerados mais fortes tecnicamente, os campeões da Champions League e da Libertadores passaram a entrar direto na semifinal. Desde então, os europeus nunca deixaram de disputar a decisão, enquanto os sul-americanos tropeçaram em poucas oportunidades.

Nesta edição de 2005, o São Paulo foi campeão do Mundial de Clubes, realizado no Japão <br>(Foto: KIMIMASA MAYAMA)

🚨 ATENÇÃO POLÊMICA

Algumas polêmicas circulam sobre a competição internacional. Em 2000, a FIFA criou a "Copa do Mundo de Clubes", primeira competição internacional entre clubes realizada pela federação, na qual o Corinthians derrotou o Vasco na decisão, no Maracanã, e assegurou o seu primeiro troféu. Além das duas equipes, o torneio contou com a presença de clubes como Real Madrid, Manchester United, Al Nassr, Necaxa-MEX, South Melbourne-AUS e Raja Casablanca-MAR.

No mesmo ano, Real Madrid (campeão da Champions em 1999/00) e Boca Juniors (campeão da Libertadores em 2000) disputaram a final da Copa Intercontinental, vencida pelos argentinos. Dessa forma, dois Mundiais de 2000 são considerados oficiais pela federação internacional de futebol.

Outros clubes reivindicam a chancela de Mundial para torneios anteriores. Tradicionais clubes brasileiros, Palmeiras e Fluminense já recorreram à FIFA para que a Copa Rio, competição internacional vencida pelos clubes, respectivamente, em 1951 e 1952, fossem consideradas mundiais da época. Os pedidos foram negados.

No entanto, as equipes se consideram campeãs mundiais. O Palmeiras utiliza uma estrela vermelha em seu uniforme, que simboliza a conquista da Copa Rio. Já o Fluminense possui uma faixa, colocada no centro do Maracanã em todos os jogos da equipe dentro de casa, com os dizeres "Campeão Mundial de 1952".

➡️Casa Laranjeiras: Fluminense define programação da Fan Zone dos torcedores no Mundial de Clubes

Fluminense comemorando a conquista da Libertadores 2023, no Maracanã, Rio de Janeiro <br>(Foto: Pablo Porciuncula/AFP)

➡️Qual o maior artilheiro do Mundial Fifa?

QUANDO O FLUMINENSE JOGA?

O Fluminense estreia no Mundial de Clubes, na Arábia Saudita, já na semifinal, na segunda-feira (18). O Tricolor pode enfrentar o Al Ahly, o time da casa, ou o vencedor da primeira fase da competição. Já o Manchester City, campeão da Champions League 2022/23, duela contra o vencedor de León x Urawa Reds.