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Francês superou frustração na F-1 e agora chega ao topo na Fórmula E

Jean Eric-Vergne assegurou taça ao terminar em quinto lugar na primeira corrida do e-Prix de Nova Iorque. Ele se encontrou na categoria após ser dispensado da Toro Rosso, em 2014

Sam Bloxham/LAT
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A França é campeã mundial! Se no futebol a expectativa pelo título é grande para a decisão contra a Croácia, que acontece domingo, o país já assegurou sua primeira conquista na Fórmula E. O ex-Fórmula 1 Jean-Eric Vergne (Techeetah) superou as frustrações na antiga categoria para trilhar um caminho de sucesso nos carros elétricos. Neste sábado, terminou a corrida 1 do e-Prix de Nova Iorque (EUA) em quinto lugar, resultado suficiente para que não seja alcançado pelo britânico Sam Bird (DS Virgin Racing). O brasileiro Lucas Di Grassi (Audi Sport ABT Schaeffler) foi o vencedor da prova. 

Vergne, que iniciou a etapa com 23 pontos de vantagem sobre rival, não teve vida fácil. O piloto largou da última posição no grid após sofrer punição por utilizar mais potência do que o regulamento permite no treino classificatório. Mas conseguiu a recuperação, com muito suor. Ele superou Bird na 16ª volta e segurou o ritmo para se colocar no top-5.

- Depois da situação complicada em Zurique na etapa passada, finalmente conseguimos. Quando você compete onde quer, você conquista campeonatos. Sonhei sim com o título, mas é melhor quando deixa de ser um sonho - disse Jean-Eric, que recebeu a coroa que era de Lucas Di Grassi.

Com o resultado do francês, a categoria encerra sua quarta temporada com quatro campeões por quatro equipes diferentes. Os outros foram Nelsinho Piquet (Team China Racing, em 2014/2015), o suíço Sébastian Buemi (Renault, em 2015/2016) e di Grassi (Audi Sport, em 2016/2017).

O campeão, de 28 anos, foi o primeiro piloto titular da Fórmula 1 a migrar para a Fórmula E, em 2014, após um período em baixa na Toro Rosso, que o dispensara. Na época, aceitou proposta da Andretti e iniciou sua trajetória no mundo dos carros elétricos.

Nesta edição, mostrou que a decisão foi mais do que acertada e se tornou o dono da melhor campanha em uma conquista de título até hoje. Ele chegou a declarar que a ida para a nova categoria foi o momento mais difícil da carreira, após a saída da F-1. 

Já com a taça assegurada, ele disputará a última corrida da temporada neste domingo, às 16h (de Brasília). Antes, vai torcer por seu país no futebol.

- Espero que a França conquiste também o Mundial de futebol. Claro que para os franceses o jogo de domingo é mais importante, mas estou feliz por ser campeão da Formula E. O trabalho foi bem feito - afirmou o piloto, que não deixou de gritar "Allez les Bleus!'' ainda no cockpit de seu carro.

Di Grassi se isola em 3º e deixa briga acirrada

A briga pela terceira colocação no campeonato ficou mais acirrada com o resultado da primeira prova da rodada dupla de Nova Iorque.

Vencedor do primeiro e-Prix, Lucas Di Grassi (Audi Sport Abt Schaeffler) se isolou em terceiro lugar, abrindo 16 pontos para o quarto colocado Sébastien Buemi (Renault e.Dams). Com a vitória, o brasileiro conseguiu o seu sexto pódio consecutivo, um recorde na categoria. O alemão Daniel ABT, companheiro de equipe do paulista, ficou em segundo, seguido pelo suíço Sébastien Buemi, da Renault.

Já para o britânico Sam Bird (DS Virgin Racing), segundo na tabela de classificação e que perdeu o título para Vergne, o brasileiro está os mesmos 16 pontos atrás.

- A pista estava melhor do que no ano passado. Tentei poupar energia e atacar no momento certo. Como em Zurique, nosso carro estava muito rápido. Tentei me defender do Daniel. Na Fórmula E precisamos trabalhar com a energia a todo momento e consegui poupar bem. Se não tivesse o safety car teria mais ataque do Daniel Abt - falou Di Grassi.

O brasileiro Nelson Piquet Jr. (Panasonic Jaguar Racing) abandonou a prova depois de brigar pelas primeiras posições na primeira volta. O carro apagou após a saída dos boxes.

O E-Prix tinha a previsão de 45 voltas, mas terminou duas voltas antes (43) por conta da entrada do Safety Car, que fez a prova ultrapassar o período máximo de uma hora de duração. 

No Mundial de Construtores, a chinesa Techeetah tem 235 pontos e a alemã Audi Sport Abt Schaeffler tem 229 pontos. O título será decidido neste domingo.

* O repórter viaja a convite da Fórmula E