Beatriz-Pinheiro-aspect-ratio-1024-1024
Beatriz Pinheiro
São Paulo (SP)
Dia 01/08/2025
13:07
Compartilhar

A Seleção feminina teve pouco tempo de descanso após o vice da Liga das Nações de Vôlei (VNL), no último domingo (27). De volta ao Brasil, o grupo relacionado se apresentou nesta sexta-feira (1), no Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema, para dar início aos treinamentos preparatórios para o Mundial. O técnico José Roberto Guimarães analisou o caminho do Brasil e os principais adversários na disputa.

➡️Seleção Feminina de vôlei convoca 15 jogadoras visando ao Mundial

A competição acontece na Tailândia, entre os dias 22 de agosto a 7 de setembro, e marca mais um desafio neste primeiro ano de ciclo olímpico. O Brasil integra o Grupo C na primeira fase do Mundial, ao lado de Grécia, França e Porto Rico.

- A gente precisa primeiro sair bem no nosso grupo, como primeiro ou segundo. Saindo em primeiro ou segundo, cruza com outro grupo que tem China ou Dominicana. Então aí já começa o mata-mata, precisa conseguir passar bem. A França é um time que evoluiu bem, dos que eu vi, que a gente não tá acostumado a jogar, a França foi aquele que eu mais vi com jogadoras talentosas e perspectivas importantes para o futuro, é bastante interessante o time francês. Depois disso, se nós conseguirmos passar, nós vamos encontrar a Itália na semi, mas tem um caminho pela frente até chegar aí - analisou.

Processo de renovação

Todas as atletas convocadas para o Mundial disputaram a Liga das Nações de Vôlei, e Zé Roberto segue comandando o processo de renovação do elenco. Nomes como o das jovens Julia Kudiess, Julia Bergmann e Marcelle, que se destacaram na campanha que levou o Brasil à prata da VNL, seguem no grupo e simbolizam a transição de gerações.

- É um elenco jovem, com muita vontade de realizar, de vencer. Elas têm muita qualidade, o Brasil nunca teve um time tão alto. A gente tem conversado muito sobre planejamento futuro, a gente sempre fala até a Olimpíada, o que a gente tem que crescer na parte física, o que a gente tem que crescer e melhorar na parte técnica, tática, o fato de você jogar contra as melhores seleções do mundo e os exemplos que a gente tá vendo. E cada vez mais tentar reforçar essa parte mental. A gente precisa trabalhar mais e melhor - finalizou.

Julia Kudiess, de 22 anos, foi a principal bloqueadora da VNL (Foto: Volleyball World)

Confira a lista de convocadas

A ponteira Helena, também incluída na convocação, não se juntará ao grupo neste primeiro momento. Ela disputará o Campeonato Mundial Sub-21 na Indonésia e terá desempenho será avaliado pela comissão técnica.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Jogos do Brasil no Mundial de Vôlei

*horários de Brasília

Siga o Lance! no Google News