Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Yelena Isinbayeva deixará comando de órgão de antidoping russo

O anúncio foi feito pelo vice-primeiro ministro do país; O substituto para o cargo da atleta na Rusada ainda não foi escolhido

Isinbayeva não participou da Rio-2016 
Escrito por

O vice-primeiro ministro da Rússia, Vitaly Mutko, confirmou, nesta sexta-feira, que a atleta Yelena Isinbayeva deixará o comando da Agência Russa Antidoping (Rusada, em inglês), principal órgão de antidoping do país. Mutko, também responsável pelo esporte russo, afirmou que houve conflito de interesses. O anuncio do político só ocorreu um dia após a Agência Mundial Antidoping (Wada, em inglês), anunciar que a russa sairá do cargo até o final deste mês. O substituto ainda não foi escolhido.

À agencia russa "R-Sport", o vice-primeiro ministro afimou que Isinbayava vai 'obviamente deixar o posto de presidente do conselho do órgão'.

A russa assumiu o cargo em dezembro do do ano passado, sendo reeleita em março. Isinbayeva era crítica a Wada, alegando perseguição ao esporte russo. A atleta de 34 anos não participou da Rio-2016 devido ao escândalo de doping envolvendo seu país.

Na época, a saltadora afirmou que a exclusão do atletismo russo dos Jogos Olímpicos de 'violação dos direitos humanos' e classificou a investigação de doping no esporte russo como 'complô' e cobrou que os supostos denunciantes fossem banidos do esporte.

Quando foi reeleita, Isinbayeva prometeu 'defender nossos atletas', assim como seguir o programa liderado pela Wada. Mesmo assim, tanto a entidade quanto Mutko apontam conflito de interesses que culminará na saída da esportista.