Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Volta da França tem homenagem às vítimas de ataque terrorista

Prova não tem festa e pódio, em vez do vencedor, recebe flores para lembrar os cerca de 80 mortos (maioria criança) no atentado de 14 de julho no na cidade de Nice

Pilotos e organização decidem pela realização da 13ª etapa  da volta da França (foto). " Decidimos que o terrorismo não pode ditar o ritmo da vida das pessoas" , disse Tom Dumolin, o vencedor da etapa  (AFP/JP KSIAZEK)
Escrito por

A 13ª etapa da Volta da França, realizada ontem entre Saint Andeol e Pont'Darc - percurso em descida de apenas 37 km e com uma fórmula de disputa diferenciada, pois cada piloto dá a largada separadamente - foi marcada por homenagens e lembranças das vítimas do ataque que ocorreu na noite de quarta-feira em Nice, quando um caminhão dirigido por um terrorista de origem tunisina, Mohamed Lahouaiej Bouhlel de 31 anos, avançou sobre uma multidão que festejava a principal data nacional francesa, matando cerca de 80 pessoas, cerca de 50 delas crianças, antes de ser morto por policiais.

Após o fim da prova vencida pelo holandês Tom Dumolin vencedores e líderes (que usam camisas diferenciadas para destacarem a liderança) subiram ao pódio, foi observado um minuto de silêncio e, no fim, em vez de o campeão subir ao pódio, os líderes colocaram flores para homenagear as vítimas.

A prova correu o risco de não ser realizada. Mas após uma reunião dos organizadores com os ciclistas e os políticos, confirmaram a realização.

- A decisão de todos nós foi a de que o terrorismo não pode ditar o ritmo da vida das pessoas. Estou feliz por ter vencido, mas é um dia bem triste por tudo o que aconteceu no dia 14 de Julho em Nice - disse Dumolin.

Para Chris Froome, que terminou em segundo lugar e aumentou a sua diferença para os concorrentes diretos ao título, a prova foi um ato acertado.

- A corrida ter acontecido nesta sexta-feira é uma mensagem para as pessoas se unirem. E se estou feliz por ter feito uma boa prova, não tenho motivo para comemorar. Nem a França tem motivo para muita comemoração hoje - disse o Inglês que caminha para o bicampeonato e para o seu terceiro título seguido (além de 2015 ganhou também em 2013), já que abriu mais de um minuto (1m03seg) para o novo vice-líder, o holandês Bauke Molemma, que roubou a posição do britânico Adam Yates, que terminou mal, apenas na 18ª posição.

Restam oito etapas para o fim do Tour de France e a próxima etapa ocorre neste sábado, entre as cidades de Montélimar - Villars-les-Dombes , com percurso de 208 km.


Classificação da etapa

1º T.DUMOULIN (HOL)
2º C.FROOME (GBR)
3º N.OLIVEIRA (POR)
4º J.COPPEL (FRA)
5º R.DENNIS (AUS)

CLASSIFICAÇÃO GERAL:

1º Chris Froome (GBR) 58h02min51
2º Bauke Mollema (HOL) + 1m47seg
3º Adam Yates (GBR) + 2m45s
4º Nairo Quintana (COL) + 2m59s
5º Alejando Valverde (ESP) + 3m17s