A Seleção Brasileira feminina de vôlei retorna à quadra na próxima quarta-feira (9) para a última etapa da Liga das Nações (VNL), e o nível de dificuldade aumenta consideravelmente. A equipe brasileira enfrentará seleções que figuram entre as cinco melhores da competição, mas o retrospecto é favorável.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
A estreia será contra a Bulgária, que atualmente está na 13ª colocação e venceu apenas três partidas nas últimas semanas. Esta será a seleção de pior posicionamento na tabela que o Brasil enfrentará nesta fase. Nos últimos 10 anos, as equipes se enfrentaram cinco vezes, todas vencidas pela Seleção comandada por Zé Roberto. A única vitória búlgara ocorreu em 2013, no Grand Prix.
No dia seguinte, quinta-feira (10), o Brasil enfrentará a França, 11ª colocada na VNL. Nos últimos cinco confrontos diretos, foram três vitórias brasileiras contra duas francesas, ou seja, o duelo mais equilibrado.
Na sexta-feira (11), o Brasil terá seu duelo mais difícil da semana, contra a Polônia, segunda colocada no ranking da VNL. O histórico recente aponta para 11 confrontos nos últimos dez anos, com oito vitórias do Brasil e três da Polônia. Em 2024, foram três encontros, incluindo a disputa pelo 3º lugar da VNL, que terminou com triunfo das polonesas.
Por último, as adversárias serão as japonesas, que ocupam o quinto lugar na tabela. No último confronto entre as seleções, em junho do ano passado, o Japão venceu por 3 a 2, também pela VNL. No entanto, no retrospecto geral histórico, o Brasil leva larga vantagem sobre as japonesas.
➡️Zé Roberto traz novidade na Seleção Brasileira para última semana da VNL
Lista de convocadas da Seleção
Levantadoras: Macris e Roberta
Opostas: Jheovana, Kisy, Rosamaria e Tainara
Ponteiras: Ana Cristina, Gabi, Helena e Júlia Bergmann
Centrais: Diana, Júlia Kudiess, Lorena e Luzia
Líberos: Laís e Marcelle