Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Vitória brasileira na regata de abertura da SSL Finals nas Bahamas

Robert e Maguila venceram a regata inaugural da Star Sailors League Finals e ocupam a terceira colocação geral após duas provas

Scheidt vence primeira regata do SSL Finals (Foto: Martinez Studio / SSL)
Escrito por

Campeão da primeira edição da Star Sailors League Finals em 2013, também nas Bahamas, Scheidt venceu a primeira das 11 regatas previstas para a fase de classificação e obteve a sétima colocação na segunda prova, vencida pela dupla francesa Rohart/Ponsot. Com oito pontos perdidos, Scheidt e Maguila estão em terceiro lugar, atrás dos líderes Negri e Lambertenghi (ITA), com cinco pontos e de Mendelblat e Fatih (EUA), que somam seis pontos. Mais três ou quatro regatas devem ser disputadas nesta quarta-feira a partir das 14h de Brasília, com transmissão ao vivo no www.finals.starsailors.com

A quarta edição consecutiva da Star Sailors League Finals em Nassau confirmou a incrível qualidade da flotilha, com nada menos que 16 medalhas olímpicos na raia. O vento leste consistente dos últimos dias e o mar agitado compuseram o cenário na Baía de Montagu, com sol e calor. A velocidade do vento variou entre 10 a 15 nós (18 a 28 km/h), oscilando em cerca de 25 graus. Torben Grael e Guilherme de Almeida não tiveram um dia bom. Ocupam a 24ª e penúltima colocação.

O líder Diego Negri comemorou o desempenho.

- Foi um grande dia, com mudanças de vento e muitas ondas. Tivemos um bom começo na primeira regata e estávamos mais à esquerda da raia, lutamos entre os cinco primeiros e acabamos em terceiro lugar. Na segunda largada, o vento aumentou um pouco, decidimos começar mais no meio da flotilha. Depois de muita briga aproveitamos o vento em popa para cruzarmos em segundo lugar - analisou o timoneiro italiano.

De volta à classe Star após a campanha olímpica na Laser, Scheidt estava satisfeito com o trabalho do primeiro dia em Nassau.

- Velejamos muito bem apesar das pressões do Mendelblat e do Negri. Na segunda regata vacilamos taticamente no primeiro contravento, mas o objetivo desta fase é nos mantermos entre os dez primeiros para garantirmos vaga nas quartas de final -  considerou Scheidt.

Na segunda regata a marca de contravento teve de ser ajustada para acomodar a variação do vento. As duplas tiveram de rever suas táticas de largada. Os vencedores do SSL City Grand Slam de Hamburgo (ALE), Xavier Rohart e Pierre-Alexis Ponsot (FRA) mostraram habilidades para se adequar ao giro do vento e venceram a regata, à frente de Negri e Lambertenghi. Jorge Zarif e Bruno Prada velejaram com inteligência a favor do vento para cruzar a linha de chegada em terceiro lugar.

Nos cinco dias da SSL Finals haverá transmissão ao vivo na Internet com comentários de especialistas e de convidados especiais, incluindo Dennis Conner, quatro vezes vencedor da America’s Cup e o medalhista de prata nos Jogos de Londres em 2012, Luke Patience. Na água, a mais recente tecnologia em câmera de alta definição, bem como Virtual Eye 3D Graphics, garantem emoção e completa visualização da raia aos fãs da vela.

Classificação após duas regatas

1. Negri/Lambertenghi (ITA) - 5 pontos perdidos
2. Mendelblat/Fatih (USA) - 6 pp
3. Scheidt/Maguila (BRA) - 8 pp
4. Polgar/Koy (ALE) - 9 pp
5. Zarif/Prada (BRA) - 10 pp
6. Rohart/Ponsot (FRA) - 11 pp
7. Christensen/Milrie (DEN) - 12 pp
8. Olezza/Melo (ARG/POR) - 18 pp
9. Kuznierewicz/Zycki (POL) - 25 pp
10. Fantela/Arapovic (CRO) - 25 pp