Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Universíade de Napoli terá abertura com estilo olímpico, história e cultura

Criadas pelos idealizadores de eventos como Rio-16, Turim-06 e Pan-19, entre outros, cerimônias da Olimpíada Universitária vão retratar Golfo de Nápoles, mitologia e história

Divulgação
Escrito por

Segunda maior competição esportiva do mundo em número de atletas - ficando atrás somente dos Jogos Olímpicos -, a Universíade de Verão, cuja 30ª edição será realizada em Nápoles, na Itália, promete ter cerimônias de abertura e encerramento de destaque. 
 
Isso porque elas foram criadas e produzidas pela Balich Worldwide Shows, empresa italiana responsável por vários megaeventos esportivos. Entre eles estão as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno de Turim, em 2006, dos Jogos Olímpicos do Rio-16 e da Paralimpíada Asiática de 2018.  A Balich também é a responsável, por exemplo, pelas cerimônias dos Jogos Pan-Americanos de Lima, entre julho e agosto.  

Diretor criativo, Marco Balich falou sobre a expectativa para o evento.

- É com muita alegria que vou criar uma nova cerimônia na Itália. Espero contribuir para enfatizar Nápoles e a região da Campania como elas merecem, tentando narrar grandes esperanças e figuras memoráveis cheias de emoções contemporâneas. Queremos deixar lembranças inesquecíveis - disse.

A abertura da Universíade em Nápoles acontecerá dia 3 de julho, às 16h (horário de Brasília), no Estádio San Paolo, casa do time do Napoli. As disputas seguem até o dia 14 de julho. 

A diretora artística Lidia Castelli concebeu a encenação a partir da letra “U” do logotipo da Universíade, para representar um grande abraço com dois enormes braços estendidos aos mais de 8.000 atletas esperados na região da Campania. Em seguida, o estádio San Paolo irá se transformar no Golfo de Nápoles, exaltando a história e a cultura local.

Recordista mundial de mergulho livre, a napolitana Mariafelicia Carraturo será a protagonista do segmento de abertura: fará a sereia Partenope, mascote dos Jogos, trazendo o mar para invadir o campo com efeitos especiais.

Haverá também referências ao Monte Vesúvio, localizado nos arredores de Nápoles, segmentos musicais e culturais, com menção a afrescos, esculturas, e pinturas, representando a união entre passado e presente, esporte e cultura.

- Obviamente será menor do que os Jogos Olímpicos, mas com uma concepção similar - disse Gianluca Basile, Comissário Especial da Napoli-19.