Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Tabu na NFL: MVP da temporada não conquista o Super Bowl há 16 anos

Decisão sobre quem será o melhor jogador da temporada acontece neste sábado, nos Estados Unidos, mas o retrospecto dos vencedores do prêmio não é positivo

Cam Newton é o favorito a receber o troféu de MVP nesse ano (Foto: Grant Halverson/Getty Images/AFP)
Escrito por

Um título individual não é garantia de sucesso na NFL. Desde 1957 a liga escolhe os melhores jogadores da competição, enquanto o Super Bowl é disputado desde 1967. O problema é que nos últimos 16 campeonatos, os vencedores dessas listas não conseguiram levantar os dois troféus em uma mesma temporada.

De 2001 a 2015, os MVPs (Melhor jogador da temporada) chegaram à decisão da liga em seis oportunidades, sendo derrotados em todas.

E o “peso” dos nomes na lista chama a atenção: os quarterbacks Peyton Manning (duas vezes), Tom Brady, Kurt Warner e Rich Gannon e o running back Shaun Alexander (veja mais no quadro abaixo).

O único a quebrar essa maldição nos últimos anos foi exatamente um homem que sofreu com ela.

Kurt Warner, quarterback do St. Louis Rams, foi escolhido o melhor da temporada de 1999/2000 e, no Super Bowl, levou o time ao título contra o Tennessee Titans, por 23 a 16.

Dois anos depois, porém, voltou a ser escolhido como principal atleta e caiu diante do New England Patriots na final, pelo placar de 20 a 17.

Peyton Manning sofre com a maldição (Foto: Sean M. Haffey/AFP)

Mas nessa lista ninguém supera Manning. O quarterback do Denver Broncos foi eleito cinco vezes o MVP nos últimos 16 anos. Resultado? Derrotas no Super Bowl (duas vezes, em 2009 e 2013), nas semifinais e finais da Conferência Americana, em 2004 e 2003, respectivamente, e uma queda no wild card (repescagem), em 2008.

A premiação desse ano acontecerá em uma cerimônia que será realizada na noite de hoje (horário de Brasília), nos Estados Unidos.

O quarterback do Carolina Panthers, Cam Newton, é o favorito ao prêmio no ano, já que em 16 partidas na temporada regular levou seu time a 15 vitórias. Porém, ele tem motivos para ficar com a “pulga atrás da orelha”, já que disputa o Super Bowl contra o Denver Broncos, amanhã.

Será que a maldição do MVP fará mais uma vítima na temporada?

A MALDIÇÃO: 

Marshall Faulk
Pelo St. Louis Rams perdeu no Wild Card no ano de 2000.
......................
Kurt Warner
Perdeu o Super Bowl de 2001 com o St. Louis Rams.
......................
Rich Gannon
No Oakland Raiders, caiu no Super Bowl em 2002.
......................
Steve McNair
Perdeu na semifinal com o Tennessee Titans em 2003.
......................
Peyton Manning
O maior atingido pela maldição, Manning, com o Indianapolis Colts, foi derrotado na final de Conferência (2003), na semi (2004), no wild card (2008), e no Super Bowl (2009). E voltou a perder no Super Bowl, com o Denver Broncos, em 2013.
......................
Shaun Alexander
Pelo Seattle Seahawks, caiu no Super Bowl de 2005.
......................
Ladainian Tomlinson
Com o San Diego Chargers, perdeu na semi em 2006.
......................
Tom Brady
Perdeu pelo New England Patriots no Super Bowl (2007) e na semifinal (2010).
......................
Aaron Rodgers
No Green Bay Packers, caiu na semi de 2011 e na final de 2014.
......................
Adrian Peterson
Pelo Minnesota Vikings, perdeu no wild card de 2012.