Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Solonei da Silva usa a São Silvestre como treinamento olímpico

Único brasileiro garantido nos Jogos Olímpicos na maratona, fundista disputa a tradicional corrida em São Paulo focado na competição do próximo ano

Solonei da Silva está garantido nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)
Escrito por

O que você estará fazendo na manhã desta quinta-feira? Tomando sol na praia, dormindo, se preocupando com o jantar de Ano Novo, se preparando para a festa... Opções não faltam. Mas para Solonei da Silva nenhuma delas é válida. O brasileiro vai estar na Avenida Paulista, em São Paulo, para disputar a Corrida de São Silvestre.

Principal fundista do Brasil na atualidade, o atleta é o único maratonista do país com uma vaga assegurada na Olimpíada Rio-2016. E por conta disso, ele decidiu participar da corrida na capital paulista, no último dia de 2015. Mas se a distância da maratona é de 42,195km, como uma prova de “apenas” 15km pode auxiliá-lo?

– Ajuda na preparação, sim. Apesar de ser somente 15km, uma diferença grande, é uma prova muito difícil. O clima é muito instável. Não é litoral, mas é algo que posso enfrentar no Rio. E o nível técnico é um dos melhores que podemos ter no país – afirmou o atleta, em entrevista ao site do LANCE!.

Além de contar com alguns ex-campeões, como o etíope Dawit Admasu (venceu em 2014) e o queniano Edwin Rotich (triunfou em 2012 e 2013), a prova nesta temporada vai ter a participação de Stanley Biwot, do Quênia, que faturou a Maratona de Nova York deste ano. Assim, não poderia haver uma disputa mais forte para Solonei.

O atleta confirmou a vaga olímpica ao terminar a maratona no Mundial de Pequim (CHN), em agosto, na 18ª colocação – segundo as regras da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), quem atingisse até o 20 posto teria um lugar assegurado na Olimpíada.

– Surpresa nunca é, por conta do trabalho que a gente vem realizando. A vaga aconteceu porque eu já vinha treinando e competindo bem. Abri mão de defender o título nos Jogos Pan-Americanos (obtido em Guadalajara, em 2011) para ir ao Mundial – avaliou o fundista.

Apesar de o principal objetivo do ano já ter sido atingido, Solonei sabe bem o que pode representar uma vitória na prova de amanhã. Até por isso, a meta é conseguir um bom resultado e até um pódio.

De olho na Rio-2016, chegou a hora de brilhar na São Silvestre.

CONFIRA UM BATE-BOLA COM SOLONEI DA SILVA

Nesse ano, você disputou o Mundial e garantiu a vaga na Olimpíada na maratona. Então, como encara a São Silvestre, uma prova tradicional, mas com percurso menor?
Solonei da Silva:
Quero fazer uma competição forte, não é treino. Não é minha distância favorita, mas vou brigar de igual para igual. Se o corpo corresponder... Posso ser campeão, como fui na Meia Maratona de São Paulo. Para muitos, a São Silvestre vale mais do que um ouro olímpico. É tentar entrar em 2016 com o pé direito. Acho que é a pior corrida que se tem no Brasil em termos do clima, da altimetria. E tem um nível técnico alto. Se eu subir ao pódio, vai ser um bom parâmetro.

O que muda em sua preparação o fato de já ter conquistado a vaga para os Jogos Olímpicos?
SS:
Muda tudo. Estava conversando com meu técnico já fazendo o mapeamento de competições para estar nos Jogos. Iria me sacrificar para classificar. Agora, é trabalhar com tranquilidade, ver o que faremos. Quem decide é o treinador. Tirei um peso das costas.